DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕESSublinhar as formas verbais. ... Se tiver apenas uma oração – chama-se ORAÇÃO ABSOLUTA.Sublinhar e identificar as conjunções ou locuções conjuntivas. ... Dividir as orações (com um traço vertical), sempre antes da conjunção, ou a seguir à vírgula, quando a conjunção está no início da frase.
São classificadas em: Subjetiva, Predicativa, Completiva Nominal, Objetiva Direta, Objetiva Indireta e Apositiva.
É recomendável utilizar vírgulas para separar enumerações. Vocativo deve ser isolado por meio do uso da vírgula. Orações coordenadas assindéticas normalmente são separadas por vírgulas. Nas orações coordenadas assindéticas, o uso da vírgula é necessário.
Oração é um enunciado que pode ou não ter sentido completo. É formada por sujeito e predicado, o que significa que a oração sempre contém um verbo.
A Oração é um enunciado que contém, obrigatoriamente, uma forma verbal (verbo ou locução verbal). Dica: para contar quantas orações há em uma frase ou período, basta contar o número de verbos e locuções! Exemplos: Estou muito feliz ultimamente!
28 curiosidades que você vai gostar
Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.
As orações que apresentam conjunção são chamadas de orações coordenadas sindéticas; já as que não possuem conjunção são chamadas de orações coordenadas assindéticas.
Adversativas: transmitem uma ideia de oposição à oração anterior e precisam apresentar vírgulas antes de seu início. Podem ser usadas conjunções ou locuções (mas, porém, todavia, entretanto). Exemplo: Carolina queria sair, mas começou a chover muito forte.
Os tipos são: oração coordenada sindética aditiva, adversativa, alternativa, explicativa e conclusiva.
As orações coordenadas sindéticas explicativas expressam uma explicação sobre algo que foi referido anteriormente. Os conectivos que coordenam as orações explicativas são: isto é, ou seja, a saber, na verdade, porque, que, pois, etc. Exemplos: Descemos do carro, porque o trânsito estava parado.
A oração coordenada sindética aditiva transmite ideia de adição à oração anterior. “São utilizadas conjunções coordenativas aditivas ou locuções conjuncionais coordenativas aditivas”, afirma Prof. ª Rozimar Gomes da Silva Ferreira, do Curso CPT Português para o Dia a Dia. São elas: e, nem, também, bem como, não só...
Sindético
Relativo a gramática, diz-se de oração coordenada com a presença de conjunção. Há cinco tipos de orações coordenadas sindéticas: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas.
Assíndeto é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de conjunções coordenativas, isto é, conjunções que ligam orações ou elementos independentes entre si em um enunciado. Veja: Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes e carne. Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes, carne.
São divididas em cinco tipos:Conjunções Aditivas.Conjunções Adversativas.Conjunções Conclusivas.Conjunções Explicativas.Conjunções Integrantes.Conjunções Causais.Conjunções Comparativas.Conjunções Concessivas.
O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante.
Frase é um emaranhado de palavras com sentido completo, que não necessariamente precisa ter um verbo para ter sentido. Por exemplo: “Socorro!” é uma frase com sentido completo, alguém precisa de ajuda, pede por socorro. Claro que existem frases com verbos, mas, quando isso ocorre, essa frase é constituída de orações.
Características do assíndeto como figura de sintaxeO uso tanto na linguagem oral, como escrita, especialmente em textos poéticos;Substituição a conjunções (omissão destas) em orações;Aumento de expressividade da fala;Pausas mais bem delimitadas na oração;Destaque a termos enfáticos em um determinado texto;
ClassificaçãoSilepse de Gênero: quando há discordância entre os gêneros (feminino e masculino);Silepse de Número: quando há discordância entre o singular e o plural;Silepse de Pessoa: quando há discordância entre o sujeito, que aparece na terceira pessoa, e o verbo, que surge na primeira pessoa do plural.
Originalmente, a palavra assíndeto tem origem do grego assyndetos, que significa “desunião” ou “separação”. Opondo-se a essa definição, polissíndeto é a figura de linguagem que consiste no uso repetitivo dos conectivos e tem significado vindo do grego polysýndeton, isto é, “múltiplas ligações”.
Tipos de conjunções coordenativas
E, nem, não só, mas também. Mas (sempre no início da oração), porém, entretanto, no entanto, contudo, todavia, não obstante. Ou… ou (pode vir duplicada ou não), ora… ora, quer…
Aquilo que se acrescenta a algo, geralmente para alterar determinadas características (ex.: aditivo alimentar; gasolina com aditivos). 5. [ Aritmética ] Parcela de uma soma que vem depois do sinal de adição.
É aquele constituído por mais de uma oração. No período composto por coordenação as orações se ligam pelo sentido, mas não existe dependência sintática entre elas.
Orações coordenadas sindéticas
Podem ser: - Aditivas: estabelecem ideia de adição, soma. Exemplo: Não venderemos a casa, nem (venderemos) o carro. São conjunções aditivas: e, nem, mas, também.
Por isso é possível apontar duas conjunções aditivas muito utilizadas: e (para sentido positivo) e nem (para sentido negativo).
...
Principais conjunções aditivase.nem.bem como.não só (...) mas [também]não apenas (...) como [também]não somente (...) como [ainda]
Como funciona o pagamento do você opina?
Como passar delineador para o dia a dia?
Como fazer para sacar o FGTS aniversário?
Como usar o dicionário no Google?
Qual a classificação do metal?
São complementares os pares de ângulos cujas medidas são?
O que é acesso ao código fonte?
Quais os meios de cultura mais utilizados na bacteriologia?
Como resgatar Apolice de seguro?
Para que serve o difusor liso?
Como transcrever um predicado?
O que é EPEC pendente de conciliação?