1. Tempo de fusão virtual (tempo e corrente de partida): Os fusíveis devem suportar, sem fundir, o pico de corrente de partida (Ip) durante o tempo de partida do motor (Tp). Com os valores de Ip e Tp entramos na curva para dimensionar o fusível. corrente no mínimo 20% superior a corrente nominal (In) do motor.
Ifusível ≥ 20% > Inominal: sempre dimensionar o fusível para uma corrente no minimo 20% maior que a corrente do circuito que ele protege, assim evitando que ele possa fundir com qualquer alteração no circuito (seja um envelhecimento prematuro, etc), assim evitando sua vida útil. Trabalhar no limite nunca é bom.
Como Escolher
Para proteger um circuito devemos escolher um fusível cujo valor de corrente seja maior do que a corrente máxima que o aparelho possa drenar em funcionamento normal.
Os fusíveis retardados são empregados na proteção de motores, devido ao pico de corrente na partida. Elo fusível: O tempo que o mesmo leva para se fundir é proporcional ao quadrado da corrente aplicada e da inércia térmica do material empregado ao elo.
Re: Calculo de fusivel ?! Você usa a seguinte formula: P(carga)= V(carga)*I(carga). Se Tensão da rede for 220V a corrente é menor que a corrente para 127V. Como os cálculos são superficiais o valor do fusível adotado deve o valor mais próximo acima do valor calculado!
33 curiosidades que você vai gostar
Como testar fusíveis com um multímetroAntes de iniciar a medição, ligue o multímetro e ajuste-o na configuração adequada. ... Coloque uma ponteira em cada extremidade do fusível e observe o visor do multímetro. ... Se o multímetro estiver em ohms, a leitura deve ser aproximadamente a mesma obtida ao encostar as duas ponteiras.
Fusível Neozed
A sua curva característica indica que a sua ação, em caso de curto-circuito ou sobrecarga, é retardada. O fusível neozed é empregado em redes de energia elétrica e em circuitos de comando de motores.
Os fusíveis são formados por: base, porta-fusível, anel de proteção, elo fusível e indicador. Os tipos mais comuns de fusíveis são: NH, D e ultrarrápido.
"gL/gG"- Fusível para proteção de cabos e uso geral (Atuação para sobrecarga e curto)
Ae você instala um maior. E quando o sistema sobrecarregar ou superaquecer não vai queimar fusível, vai derreter a fiação.
Com os valores de Ip e Tp entramos na curva para dimensionar o fusível. corrente no mínimo 20% superior a corrente nominal (In) do motor.
Tabela de fusíveis (cores e amperagens):
Vermelho – 10 Amperes. Azul – 15 Amperes. Amarelo – 20 Amperes. Transparente – 25 Amperes.
1- Calculo da corrente do transformador, exemplo trafo de 150 kVA em 11,9 kV trifasico. Quando monofásico não se divide por √3. 2- Corrente do fusível: Deve-se solicitar a corrente de INRUSH do transformador com o fabricante, supondo –se que seja 18,2 A para o nosso exemplo então seu fusível é de 20 A.
Para o dimensionamento de um fusível, deve-se levar em conta principalmente as grandezas elétricas principais que são: corrente nominal corrente de curto circuito e tensão nominal. São aqueles dispositivos normalmente indicados para proteção do circuito elétrico e do equipamento em caso de curto circuito.
Os fusíveis conhecidos como NH são de ação retardada. Os fusíveis conhecidos como DIAZED podem ser de ação rápida, para operação em circuitos sem picos de corrente, e de ação retardada para circuitos com corrente de pico menor que 200 A.
Os fusíveis NH são aplicados na proteção de sobrecorrentes de curto-circuito em instalações elétricas industriais. Possui categoria de utilização gL/gG, seis tamanhos diferentes e atendem as correntes nominais de 6 a 1250A. Limitadores de corrente, possuem elevada capacidade de interrupção de 120kA em até 690VCA.
Os disjuntores normalmente são projetados para atender às necessidades da indústria pesada. Já os fusíveis são mais utilizados em circuitos domésticos e na indústria leve.
O fusível para circuito elétrico é um dispositivo que tem o objetivo de proteger a rede elétrica contra um curto-circuito e sobrecarga de longa duração. O fusível para circuito elétrico é formado por um corpo oco, que pode ser um plástico pequeno ou um cano de vidro.
Os elos fusíveis são parte extremamente importantes na proteção de um sistema de distribuição de energia elétrica, extinguindo os efeitos da ocorrência de curtos-circuitos e sobrecargas que podem causar sérios danos aos componentes da rede elétrica.
Tipo rolha – corpo de porcelana com os contatos sendo realizados através de rosca de fixação ao soquete e de um terminal na parte inferior. O elo fusível é constituído de liga de chumbo-estanho. São encontrados nas correntes nominais de 10, 15, 20, 25 e 30 ampères. ... O elo fusível pode ser de chumbo-estanho ou cobre.
Um fusível queimado mostrará uma resistência muito alta (infinito). Para medir a resistência de qualquer componente elétrico, ele deve ser desconectado do circuito elétrico. Você não pode medir a resistência enquanto o componente estiver conectado ou ligado.
Isso significa que ele tanto pode não suportar a carga do circuito, como ser muito forte, e nesse caso o curto pode espalhar pela fiação, pois o fusível não queima. Não troque fusíveis de lugar. Pode ser um tiro no pé, aumentando os possíveis defeitos do carro. Um fusível não pode ser adaptado.
O que acontece quando a veia da perna entope?
Como ter um bom perfil no 99Freelas?
Qual foi o primeiro Código de Ética do Serviço Social que rompeu com o conservadorismo profissional?
Qual a melhor época para ir ao Valle Nevado no Chile?
O que é atenção primária secundária e terciária?
Qual a diferença da cerveja puro malte para não Puro malte?
São objetivos de um sistema de classificação orçamentária?
Como se chama a pessoa que compra demais?
Quanto tempo dura patê de sardinha na geladeira?
O que significa quando uma ferida começa a coçar?
Quem é o idol mais baixo do K-pop?
Quais grupos indígenas que habitavam o Estado antes da colonização?
O que é certidão negativa de Ônus do imóvel?
Como calcular taxa de retenção clientes?
O que causa placa de gordura nas artérias?
Quais são as condições para se estabelecer os regimes?
Quais as principais características das colhedoras com sistema de trilha axial?