Staphylococcus saprophyticus epidermidis, é considerado um estafilococo coagulase negativo, sendo necessária a realização de outros exames para diferenciar essas duas espécies, como por exemplo a prova da novobiocina, que é um antibiótico que o S. saprophyticus é normalmente resistente e o S. epidermidis é sensível.
Laboratorialmente, a identificação dessa bactéria é feita por meio de testes, sendo o principal o teste da coagulase, que diferencia o S.
Como diagnosticar
Normalmente o médico solicita a realização de exame de urina tipo 1, também chamado de EAS, e a urocultura, que tem como objetivo identificar o microrganismo responsável pela infecção. No laboratório, é feita cultura da amostra de urina para que o microrganismo seja isolado.
A identificação dos estafilococos baseia-se na morfologia apresentada no Gram obtido, preferencialmente, em meios líquidos, onde apresenta forma de cocos isolados, aos pares ou agrupados em forma de cachos de uva, com 0,5 a 1,0 µm de diâmetro, como pode ser observado na Figura 1.
No laboratório clínico, usualmente se faz a diferenciação entre Staphylococcus coagulase positiva (S. aureus) e Staphylococcus coagulase negativa (não aureus).
17 curiosidades que você vai gostar
A diferenciação entre os estreptococos e os estafilococos se dá, seguramente, pela prova da catalase. Com a alça bacteriológica ou com um palito coleta-se o centro de uma colônia suspeita e esfrega-se em uma lamina de vidro. Colocar sobre este esfregaço uma gota de água oxigenada a 3% e observar a formação de bolhas.
Os estreptococos são classificados de acordo com a sua capacidade de provocar lise (morte celular) em eritrócitos, em alfa (hemólise incompleta), beta (hemólise total) ou gama (nenhuma hemolise)-hemolítico.
Rotineiramente, o teste da catalase é utilizado para diferenciar os estafilococos (catalase positiva) dos estreptococos (catalase negativa).
Teste da Catalase
É uma prova bioquímica utilizada para diferenciar Staphylococcus spp de Streptococcus spp, porém esse teste diferencia família e não gênero. Staphylococcus são produtores da catalase, uma enzima que converte o H2O2 em O2 + H20.
O diagnóstico é feito a partir do isolamento da bactéria, que é feito em laboratório de microbiologia a partir de uma amostra biológica, que é solicitada pelo médico de acordo com os sintomas da pessoa, podendo ser urina, sangue, saliva ou secreção de ferida.
Como é feito o tratamento: O tratamento da infecção por S. saprophyticus é feito com o uso de antibióticos, como por exemplo o Trimetoprim. No entanto, o tratamento com antibióticos só deve ser indicado pelo médico na presença de sintomas, caso contrário pode favorecer o surgimento de bactérias resistentes.
O teste é realizado a partir da semeadura de um swab coletado da gestante em um meio de cultura de forma perpendicular ao S. aureus, juntamente com a linha de controle formada pelo S. agalactiae. O teste de CAMP é considerado positivo quando há formação de flecha ou meia-lua convergindo para o S.
Não existe uma vacina para proteger as pessoas da bactéria. Por isso, a melhor e mais eficaz forma de evitar o contágio é lavar as mãos regularmente com água e sabão e não coçar espinhas, machucados e feridas. Manter uma alimentação saudável também é um grande aliado, já que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Teste de CAMP
O teste visa a identificação de cepas de S. agalactiae (grupo B). Estas cepas produzem o fator CAMP (Christie, Atkins e Munch-Petersen) que atua sinergicamente com a β-hemolisina produzida pelo Staphylococcus aureus em ágar sangue.
O teste com o novobiocina é usado para identificar a espécie de Staphylococcus coagulase negativa e os Staphylococcus coagulase negativa de interesse são subdivididos em dois grupos: S. saprophyticus e não S. saprophyticus, as cepas de Staphylococcus saprophyticus são resistentes e os não S.
Teste de resistência à novobiocina
Finalidade: Verificar se o microrganismo é resistente à novobiocina.
A identificação laboratorial clássica do pneumococo é realizada através da visualização do aspecto morfológico das colônias, por coloração de Gram e por meio do teste de sensibilidade à optoquina, no qual apresenta um halo de sensibilidade maior ou igual a 14 mm, podendo, entretanto, ocorrer cepas resistentes.
O diagnóstico laboratorial é realizado através da cultura de amostra de secreção de garganta, de modo que se possa identificar a espécie do agente etiológico. Antibiograma pode ser necessário como exame complementar para adequada seleção da antibioticoterapia.
Meios de culturas seletivos e enriquecidos mais utilizados são o ágar-sangue, ágar chocolate, ágar MacConkey, ágar SS (Salmonella-Shigella), ágar Hektoen, caldos BHI (Brain Heart Infusion), tioglicolato, rappaport, selenito entre outros. Mais recentemente foram introduzidos meios de cultura cromogênicos.
Teste da catalaseFinalidade: A presença da catalase permite separar os estreptococos catalase negativa de outros cocos Gram-positivos produtores de catalase, por exemplo, estafilococos. ... Procedimento:Interpretação: Não havendo formação de bolhas, o teste é negativo e indicativo de Streptococcus.
- Estreptococos: cocos agrupados em cadeias. Ex: Streptococcus salivarius, Streptococcus pneumoniae (pneumococo), Streptococcus mutans. - Estafilococos: cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva.
Formação de halo ≥ 10 mm, identifica Micrococcus spp.;Formação de halo ≤ 9 mm, identifica Staphylococcus spp.
Streptococcus: o que é, como se pega e principais sintomasStreptococcus pyogenes. O Streptococcus pyogenes, S. ... Streptococcus agalactiae. O Streptococcus agalactiae, S. ... Streptococcus pneumoniae. O Streptococcus pneumoniae, S. ... Streptococcus viridans. O Streptococcus viridans, também conhecido por S.
Os estreptococos, da família Streptococcaceae são caracterizados como cocos Gram-positivos, anaeróbios facultativos, não produtores de catalase e de citocromo-oxidase. Os estreptococos com relevância clínica são homofermentadores, sendo o ácido lático o produto final da fermentação da glicose.
Classificação dos estreptococos em grupos de A a S, pela extração do polissacárido parietal e determinação por reação imunológica de precipitação.
Quantas cápsulas de levedo de cerveja por dia?
Qual a função e como ocorre a regulação dos hormônios tireoidianos?
O que é que a filosofia estuda?
Pode tomar colágeno 2 vezes ao dia?
Por que a Alemanha é rival da França?
Como eram vistos os hospitais no século XVIII?
Em qual frase aparece a sinestesia?
Para que serve o chá NRG da Herbalife?
Como os habitantes da Caatinga obtêm água na seca?
Como explicar a cor para um cego?
Quais os fatores que impedem as pessoas se alimentam de maneira correta?
Quais os benefícios do figo para saúde?
Quais foram os principais fatores que contribuíram para a centralização monárquica?
O que é o período Paleolítico?
Como se explica a tamanha biodiversidade hoje existente?
Como tomar leite de Janaúba pra engravidar?