A diferença entre esse esquecimento causado pelo envelhecimento, para aquele que é sintoma de demência ou de Alzheimer, é que o primeiro não impede que a pessoa exerça suas atividades diárias. O Alzheimer afeta o juízo e a consciência, impactando na qualidade de vida do paciente.
Como evitar a perda de memória
O médico capaz de auxiliar pacientes com problemas de memória é o neurologista cognitivo. Ele atua com a memória, o comportamento, a percepção do ambiente e adequação social.
Quando o esquecimento começa a afetar as atividades diárias, é necessário procurar ajuda de um especialista. A falha da memória pode estar relacionada a morte de células cerebrais, que ocasiona a perda de funções cognitivas e doenças como o mal de Alzheimer, que atinge 7% dos idosos.
Na forma mais grave, há perda progressiva da capacidade de leitura e escrita e o paciente deixa de fazer tarefas simples. A memória piora e ele pode deixar de reconhecer pessoas. Há apatia, irritabilidade, instabilidade emocional, ataques inesperados de agressividade ou resistência à caridade.
Como lidar com esse tipo de problema no cotidiano?
A falha da memória pode estar relacionada a morte de células cerebrais, que ocasiona a perda de funções cognitivas e doenças como o mal de Alzheimer, que atinge 7% dos idosos.
Se a perda de memória pode deve estar associada á estresse e a ansiedade ; ou também á outras patologias como problemas na tireoide ,diabetes,hipertensão,carência vitamínica ,déficit de atenção . Caso esteja persistindo deve sim ser investigada .
Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.
É importante que as pessoas com Alzheimer sejam estimuladas a colaborar com tarefas rotineiras e familiares, para que se sintam incluídas socialmente e mantenham ao máximo uma certa autonomia. A doença de Alzheimer é um tipo de demência que prejudica a memória, o pensamento e o comportamento.
Diante dos sinais, é importante consultar o médico para tirar todas as dúvidas e realizar alguns exames. A detecção de Alzheimer envolve uma extensa investigação por meio de avaliações neurológicas no consultório e testes de imagem, como a ressonância magnética e a tomografia.
Um dos principais sintomas do Alzheimer, como você já deve saber, é a perda de memória. Quando o idoso demonstrar que não se lembra de algo, evite pedir para que ele tente se lembrar.
Um neurologista dos Estados Unidos desenvolveu um teste de apenas dez perguntas que pode detectar, em cerca de cinco minutos, os primeiros sinais do Mal de Alzheimer.
Como o cérebro reconhece o cheiro?
Como acontece para sentir o cheiro?
Como o capitalismo destrói o meio ambiente?
Qual a importância do uso de celular na sala de aula?
Como faço para Imprimir em uma folha?
Porque dia a dia perdeu o hífen?
O que causa atrofia cerebelar?
Qual o número que vem depois do 100?
Como deve ser o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva construtivista?
Como o CFC reage com o ozônio?
O que Neil Armstrong levou pra Lua?
Onde o CFC pode ser encontrado?
Qual é o plural de coraçãozinho?
O que o bebê faz na barriga com 30 semanas?
Como se escreve a palavra diminui?
Como é conhecida a teoria que defende que o poder dos reis tem origem divina?