A pesquisa de anticorpos antinucleares e citoplasmáticos (ANA), de anticorpos anticitoplasma dos Neutrófilos (ANCA) e outros testes de imunofluorescência e imunoenzimáticos, são exemplos de exames essenciais para o diagnóstico de doenças autoimunes e que orientarão os médicos na decisão de qual o melhor tratamento a ...
O exame FAN (sigla para fator antinuclear) pode ajudar a diagnosticar várias doenças autoimunes, pois detecta a presença de autoanticorpos que, nos casos das doenças autoimunes, atacam as próprias células e tecidos do organismo.
Por isso, é importante realizar visitas regulares a um especialista para verificar o andamento da saúde.
As principais doenças autoimunes são:
Além disso, dados da SBR mostram que, além da doença atingir mais o sexo feminino, uma a cada 1.700 mulheres no Brasil tem a doença. “O lúpus atinge, principalmente, as mulheres em idade fértil, pois é nessa fase que a produção de hormônios, responsável por formar os anticorpos, é mais alta.
Se o FAN vem positivo indicando que a fluorescência se concentrou no núcleo das células, formando um padrão “pontilhado grosso”, há maior chance deste resultado estar associado ao lúpus. Já se o padrão da fluorescência estiver no núcleo com aspecto “pontilhado fino denso”, temos mais provavelmente uma pessoa saudável.
O diagnóstico da doença se dá através de exames de sangue como hemograma, FAN, fator reumatoide, eletroforese de proteínas, PCR, anticorpos mais comuns como anti-RO e anti-LA, exames oftalmológicos com testes de avaliação da lágrima e exames para avaliar a função das glândulas salivares, podendo ser solicitada biópsia.
De uma maneira geral, a doença auto-imune diz respeito à uma agressão no sistema imunológico, deixando-o tão desorientado que o mesmo torna-se capaz de atacar o próprio corpo e os órgãos, quando sua função deveria ser a proteção.
As doenças autoimunes podem ser desencadeadas por diversos fatores, como predisposição genética, alterações no sistema imunológico, fatores ambientais e hormonais.
O médico reumatologista está preparado para analisar e investigar assim como diagnosticar as doenças autoimunes. As informações clínicas e exames específicos auxiliam na elucidação do diagnóstico.Se for o caso da tireoide, Tireoidite de Hashimoto tem anticorpos específicos.
Diagnóstico de Doença auto-imune O médico iniciará o processo de diagnóstico por meio de um exame físico e de uma série de perguntas sobre histórico médico e familiar. Depois, solicitará a realização de alguns exames. Estes variam de doença para doença, dependendo da causa específica.
A artrite reumatóide, esclerose múltipla e doença de Graves são alguns dos mais de 80 tipos de doenças auto-imunes reconhecidas na medicina contemporânea [1]. O que une essas doenças é um sistema imunológico ativo ou hiperativo.
É difícil de diagnosticar as doenças auto-imunes por terem diversos e variados sintomas, envolvendo um ou mais órgãos, exigindo exames específicos, para ter um resultado mais claro do diagnóstico e do tratamento. A doença autoimune leva à produção de anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo.
Uma doença autoimune pode, também, afetar um ou mais órgãos ou tipos de tecido, principalmente: 1 Vasos sanguíneos 2 Tecidos conjuntivos 3 Glândulas endócrinas, como a tireoide e o pâncreas 4 Articulações 5 Músculos 6 Glóbulos vermelhos 7 Pele More ...
Como ser gentil com você mesmo?
Como recomeçar a vida profissional aos 50 anos?
Como fazer desprezar um homem?
Como são as bolhas da candidíase?
Como usar o óleo on guard dōTERRA?
Quem tem pressão alta pode consumir cravo-da-índia?
Qual é a idade de Lindsay Lohan?
Como se escreve a palavra Pré-requisitos?
Como usar o inseticida Connect?
Como ser fluente em inglês grátis?