A pesquisa de anticorpos antinucleares e citoplasmáticos (ANA), de anticorpos anticitoplasma dos Neutrófilos (ANCA) e outros testes de imunofluorescência e imunoenzimáticos, são exemplos de exames essenciais para o diagnóstico de doenças autoimunes e que orientarão os médicos na decisão de qual o melhor tratamento a ...
O exame FAN (sigla para fator antinuclear) pode ajudar a diagnosticar várias doenças autoimunes, pois detecta a presença de autoanticorpos que, nos casos das doenças autoimunes, atacam as próprias células e tecidos do organismo.
Por isso, é importante realizar visitas regulares a um especialista para verificar o andamento da saúde.
As principais doenças autoimunes são:
Além disso, dados da SBR mostram que, além da doença atingir mais o sexo feminino, uma a cada 1.700 mulheres no Brasil tem a doença. “O lúpus atinge, principalmente, as mulheres em idade fértil, pois é nessa fase que a produção de hormônios, responsável por formar os anticorpos, é mais alta.
Se o FAN vem positivo indicando que a fluorescência se concentrou no núcleo das células, formando um padrão “pontilhado grosso”, há maior chance deste resultado estar associado ao lúpus. Já se o padrão da fluorescência estiver no núcleo com aspecto “pontilhado fino denso”, temos mais provavelmente uma pessoa saudável.
O diagnóstico da doença se dá através de exames de sangue como hemograma, FAN, fator reumatoide, eletroforese de proteínas, PCR, anticorpos mais comuns como anti-RO e anti-LA, exames oftalmológicos com testes de avaliação da lágrima e exames para avaliar a função das glândulas salivares, podendo ser solicitada biópsia.
De uma maneira geral, a doença auto-imune diz respeito à uma agressão no sistema imunológico, deixando-o tão desorientado que o mesmo torna-se capaz de atacar o próprio corpo e os órgãos, quando sua função deveria ser a proteção.
As doenças autoimunes podem ser desencadeadas por diversos fatores, como predisposição genética, alterações no sistema imunológico, fatores ambientais e hormonais.
O médico reumatologista está preparado para analisar e investigar assim como diagnosticar as doenças autoimunes. As informações clínicas e exames específicos auxiliam na elucidação do diagnóstico.Se for o caso da tireoide, Tireoidite de Hashimoto tem anticorpos específicos.
Diagnóstico de Doença auto-imune O médico iniciará o processo de diagnóstico por meio de um exame físico e de uma série de perguntas sobre histórico médico e familiar. Depois, solicitará a realização de alguns exames. Estes variam de doença para doença, dependendo da causa específica.
A artrite reumatóide, esclerose múltipla e doença de Graves são alguns dos mais de 80 tipos de doenças auto-imunes reconhecidas na medicina contemporânea [1]. O que une essas doenças é um sistema imunológico ativo ou hiperativo.
É difícil de diagnosticar as doenças auto-imunes por terem diversos e variados sintomas, envolvendo um ou mais órgãos, exigindo exames específicos, para ter um resultado mais claro do diagnóstico e do tratamento. A doença autoimune leva à produção de anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo.
Uma doença autoimune pode, também, afetar um ou mais órgãos ou tipos de tecido, principalmente: 1 Vasos sanguíneos 2 Tecidos conjuntivos 3 Glândulas endócrinas, como a tireoide e o pâncreas 4 Articulações 5 Músculos 6 Glóbulos vermelhos 7 Pele More ...
Como tirar acabamento registro?
Como instalar um app não permitido no país no iPhone?
Como tirar espaço entre palavras no powerpoint?
Quais são os Paços possíveis para retirar o rei de um xeque *?
Como sacar o PIS no Caixa Econômica Federal?
Como retificar dados da empresa na Caixa?
O que acontece quando se tira o Mirena?
Como é feita a drenagem do pulmão?
Como alterar o nome da doméstica no eSocial?
Como excluir lista de bloqueados no WhatsApp?
Como é feito o processo de compostagem?
Quando iniciou o processo de industrialização no Brasil explique?
Como recuperar arquivos do HD interno?