Os médicos baseiam o diagnóstico na análise de uma amostra de fezes e, se necessário, em outros testes, como colonoscopia ou ultrassonografia e exames de sangue. As pessoas recebem um medicamento que mata as amebas, seguido de um medicamento que mata a forma dormente (cistos) das amebas no intestino grosso.
Principais sintomasDiarreia;Presença de sangue ou muco nas fezes;Dor abdominal;Cólicas;Perda de peso sem causa aparente;Cansaço excessivo;Mal estar geral;Aumento da produção de gases.
O diagnóstico rotineiro da amebíase é feita através da realização do exame parasitológico de fezes (EPF) com a identificação morfológica dos cistos e trofozoítos da E. histolytica.
Os remédios usados para eliminar a ameba são o secnidazol, o metronidazol, o tinidazol e o teclozam. A primeira opção de tratamento para as formas intestinais de amebíase é o secnidazol, nas doses de 2g para adultos (dose única) e, para crianças, 30 mg/kg/dia, sendo que a dose máxima não deve ultrapassar 2g por dia.
Alguns remédios caseiros com ação antiparasitária são:Leite com hortelã ... Chá de arruda com sementes de mamão. ... Chá de cúrcuma. ... Chá de mastruz. ... Azeite de alho. ... Chá de artemísia. ... Chá de erva-doce.
36 curiosidades que você vai gostar
A amebíase é um tipo de parasitose intestinal, causada pelo protozoário Entamoeba histolytica. Assim como as demais parasitoses intestinais, ela é causada pela ingestão de água e alimentos contaminados. Normalmente, os sintomas envolvidos são leves, os quais podem até mesmo não aparecer.
Em seguida, como o protozoário continua a migrar pelo tecido nervoso, uma resposta imunológica é desencadeada, resultando em uma inflamação do cérebro que gera rigidez do pescoço e dor de cabeça. À medida que a infecção progride, sintomas secundários surgem, como alucinações e convulsões.
Estes, liberados nas fezes da pessoa adoecida, podem se espalhar na água e vegetais que, sem a devida higienização antes de serem ingeridos, podem causar a doença. Vale pontuar que a resistência dos cistos é muito grande: podem viver cerca de 30 dias na água, e 12 em fezes frescas.
Não são todas as amebas de vida livre que causam problemas para o nosso organismo, mas a Naegleria Fawleri pode ser perigosa. O apelido de “devoradora de cérebro” não foi dado à toa. Ela entra no corpo humano pelo nariz, quando uma pessoa mergulha e aspira água, e atinge o sistema nervoso central – vai para o cérebro.
Como esconder o conteúdo de uma célula no Excel?
Como manter a cerveja gelada na caixa de isopor?
Qual a bactéria causadora da acne?
Como matar larvas das plantas?
Como matar as bactérias da água?
Como gerar uma reunião no Teams?
Quantas páginas dá para ler em 30 minutos?
Como iniciar rotina de exercícios em casa?
O que é Perdas no recebimento de créditos?
Qual o valor de uma fossa séptica?
Como começar a carreira de cabeleireiro?
Como ler todos os jornais de graça?
Como instalar o duto do Ar-condicionado portátil?
Como iniciar parágrafos de desenvolvimento?
Quanto custa para transformar um Fusca em hot rod?
Como instalar driver USB no notebook?