Características de um bom memorial acadêmico
Veja abaixo alguns informações que devem constar no memorial descritivo de acordo com a ABNT:
O Memorial Descritivo é uma autobiografia que descreve, analisa e critica acontecimentos sobre a trajetória acadêmico-profissional, intelectual e artístico do candidato, avaliando cada etapa de sua experiência.
O memorial é a apresentação da trajetória acadêmica do/a estudante ou pesquisador/a, com base em informações objetivas e sucintas, não devendo exceder 8 (doze) páginas no caso de candidato/a ao Mestrado e 12 (doze) no caso de candidato/a ao Doutorado, excluídos elementos pré-textuais.
Como o próprio nome diz, o memorial descritivo é um documento que serve para descrever o imóvel que será construído. Dessa forma, nele estão reunidos as informações gerais e acabamentos.
O Memorial deve conter um breve histórico biográfico do candidato, as principais etapas de sua formação universitária e as linhas de investigação adotadas como pesquisador. Além disso, deve conter uma descrição de suas atividades técnico-administrativas, didáticas e científicas.
O Memorial deve conter um breve histórico biográfico do candidato, as principais etapas de sua formação universitária e as linhas de investigação adotadas como pesquisador. Além disso, deve conter uma descrição de suas atividades técnico-administrativas, didáticas e científicas.
Um memorial é a história da sua carreira. Trata-se de um documento no qual, ao invés de listar tudo o que você fez, em fascinantes tópicos latteanos , você explica as suas escolhas e realizações em texto corrido. Quando bem-feito, um memorial é um documento milhões de vezes mais informativo do que um CV para uma banca!
Isso acaba gerando estresse, insegurança e ansiedade já no início do processo seletivo. Por isso, tenha calma. O memorial é um documento simples, escrito na forma de relato histórico e reflexivo, que deve destacar sua trajetória acadêmico-profissional. Ele é um dos primeiros documentos que a banca tem sobre você.
O currículo traz informações sobre a trajetória profissional; o memorial, conhecimento com base na articulação de informações e reflexões relevantes ao contexto da área. Então, de forma prática, como construir um memorial de sucesso?
Um memorial pode ser interpretado de diferentes formas. Com relação ao ponto 1, não tenha medo de fazer propaganda das coisas boas que realizou em sua carreira! Quanto ao ponto 2, quero deixar claro que, obviamente, a minha maneira de escrever memorial não é a única que existe.
O que é IDH como os países podem ser classificados?
Como os povos Tupi-Guarani marcavam seu tempo?
Como funcionava o sistema de medidas no passado?
Como os passarinhos fazem seu ninho?
Como desmontar uma tampa de panela de vidro?
Como os nômades se alimentam hoje?
Como os peixes ósseos de água doce Hipertonicos?
Que tamanho precisa tá o PELO para depilar com cera?
Pode comer presunto de parma cru?
Como era o Jack do Titanic na vida real?
Como os povos antigos percebiam a passagem do tempo?
Quem foram os primeiros astrônomos da história?
Quando e como os homens sentiram necessidade de medir os objetos?
Qual o telefone do suporte da Microsoft?
Como era a sociedade da Primeira República?
O que é preciso para criar ovelhas?
Como se chama a comunidade em que as pessoas se reuniam para orar?