O exame é feito através de uma pequena picada no calcanhar do bebê. O furo é praticamente indolor e o sangue é coletado rapidamente. O calcanhar é o local escolhido por ser uma região com muitos vasos sanguíneos.
Segurando o pé e o tornozelo da criança, envolvendo com o dedo indicador e o polegar todo o calcanhar, de forma a imobilizar, mas evitando prender a circulação. A punção só deverá ser realizada após a assepsia e secagem completa do álcool(1).
"O profissional designado como responsável pela coleta, geralmente é um profissional de enfermagem (enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem), cuja atividade é regulamentada por legislação específica".
Todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento.
O nome científico do teste do pezinho é chamado triagem neonatal que detecta também doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que afetam o desenvolvimento da criança.
Quem deve fazer o teste? Todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento. Isto porque qualquer pessoa pode ter um filho portador da doença, mesmo que nunca tenha aparecido um caso na família.
O Teste do Pezinho é um exame simples, porém de grande importância para garantir o desenvolvimento saudável da criança. Para a sua maior eficácia, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) alerta que ele deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê.
O exame, feito por meio da coleta de gotas de sangue dos pés de recém-nascidos, atualmente engloba apenas seis doenças. As seis doenças abrangidas atualmente são: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.
Nunca antes de 48 horas de vida, pois os resultados podem não ser confiáveis. Se, por algum motivo especial, o exame não puder ser realizado no período recomendado, deve ser feito em até 30 dias após o nascimento, para se minimizar possíveis prejuízos no atraso do início do tratamento.
Quais os tipos de teste do pezinho? Existem diferentes tipos de teste do pezinho. Um deles, conhecido como teste básico, é obrigatório por lei e deve ser realizado em todo o território nacional. Ele é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A maior parte das doenças triadas no Teste do Pezinho não apresentam sintomas no período neonatal. O risco em não se diagnosticar precocemente é gerar sequelas graves, e até irreversíveis em alguns casos, no desenvolvimento da criança, que só serão perceptíveis tardiamente.
Caso o Teste do Pezinho dê positivo para alguma das doenças investigadas, a família deverá ser orientada sobre o tratamento e cuidados a partir daquele momento. A coleta do Teste do Pezinho dura alguns minutos, tempo da amostra de sangue ser coletada. O exame é feito apenas uma vez após o nascimento da criança.
Quantas pessoas sofrem de Burnout no Brasil?
Qual a probabilidade de uma pessoa que teve câncer voltar?
Qual é a diferença entre aeromoça e comissária de bordo?
Onde ir na quarentena interior de SP?
Qual a importância dos indicadores econômicos?
Para que serve a escala de Cam ICU?
Qual foi a guerra que o Brasil participou?
O que servir de entrada em um almoço de aniversário?
Quanto tempo dura a ferida da sífilis?
O que é articulador de discurso?
Como se escreve 58 por extenso?
O que é espaço amostral exemplos?
Como fazer os cabelos crescerem rapidamente?
Quais os riscos de não se formalizar?
Como saber se o HPV é de alto risco?
Quais foram os 4 tipos de respostas sobre a origem da linguagem?