O espaço criado para a criança deverá estar organizado de acordo com a faixa etária da criança, isto é, propondo desafios cognitivos e motores que a farão avançar no desenvolvimento de suas potencialidades. O espaço deve estar povoado de objetos que retratem a cultura e o meio social em que a criança está inserida.
Como organizar o espaço para a criança brincar com segurança:
Destinar tempo livre ou organizar os espaços com uma variedade de brinquedos e objetos à disposição das crianças não é suficiente se o educador não tiver consciência do desafio que o espaço impõe a elas. É necessário reaprender a brincar!
Buscando uma perspectiva de sucesso para a aprendizagem, é preciso que a organização deste espaço seja pensada como um ambiente acolhedor e prazeroso para a criança, ou seja, um lugar onde as crianças possam brincar e criar suas brincadeiras sentindo-se estimuladas e autônomas.
Organizar o espaço escolar é um aspecto importante de toda proposta pedagógica, pois é nesse espaço que a criança irá construir o seu conhecimento. Assim sendo, o educador assume papel de extrema importância na mediação da organização do espaço e em ajudar os alunos no desenvolvimento de suas atividades.
Na Geografia, um dos principais objetos de estudo é o espaço geográfico. É nele que a sociedade se organiza, segundo distintos fatores. A organização do espaço acontece de maneira diferente, em razão das diferentes necessidades, momentos históricos, civilização, cultura, intenções, significados e inúmeros outros.
Os bebês e as crianças são sensíveis aos padrões de informação e a tudo o que acontece ao seu redor. Eles estão tentando entender como o mundo funciona, dispostos também a correr riscos para aprender algo novo. Por isso, permitir a interação com o meio em que eles vivem e a busca do desconhecido é essencial.
Resposta:
“Nesse campo as crianças serão inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões de fenômenos naturais e socioculturais, ou seja, os educadores devem promover experiências em que as crianças possam manipular, conhecer, observar, investigar e explorar os conhecimentos do mundo físico e sociocultural”, explica a ...
O espaço tem que possibilitar emergir todas as dimensões humanas (a lúdica, a fantasia, a artística, a imaginação, etc.), ou seja, propiciar à criança ampliar suas experiências e o mundo de referências afetivas, contribuir para a construção de sua identidade e compreensão do mundo, além de reforçar as habilidades de ...
A maneira como o espaço escolar é organizado deve ser repensado para que seja promotor do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças, principalmente na Educação Infantil. Desse modo, este trabalho tem como objetivo analisar a percepção das crianças sobre a organização do espaço na Educação Infantil.
RESUMO O presente estudo analisa como o espaço de sala de aula é abordado, na educação infantil, por alguns documentos políticos, na perspectiva da educação inclusiva. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir da análise documental, focando duas áreas do conhecimento, a da Educação Especial e da Educação Infantil. A
Desse modo, este trabalho tem como objetivo analisar a percepção das crianças sobre a organização do espaço na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada numa instituição pública do Distrito Federal com crianças de cinco e seis anos.
Na escola, os espaços destinados às crianças devem ser cuidadosamente planejados e replanejados levando em consideração também, a visão dos pequenos, pois eles sentem quando o espaço não está bem organizado ou quando precisa ser modificado.
O que acontece se beber cerveja todo dia?
Quais as principais diversidades do Brasil?
Como saber se o plano de saúde é bom?
O que deve ter em uma escola de educação infantil?
Como fazer um fluxograma no Libreoffice?
Quem recebe auxílio hoje 6 parcela?
Qual é o animal que está em extinção?
Quais as melhores profissões para quem gosta de viajar?
Quais são os componentes da flexibilidade?
Qual a diferença entre Nimesulida e dipirona?
Quem são os chamados consumidores verdes?
O que trabalhar nos campos de experiência da Educação Infantil?
Quais tipos de sentenças não são proposições?
Em que momento poderá ser invocado a denunciação da lide chamamento ao processo?