Deus fez o sol para brilhar durante o dia, e também fez “possuidores” para a luz que brilha à noite. Nós chamamos-lhes a lua e as estrelas. Se sairem à rua numa noite escura, tentem encontrar a lua. Ela agarra a brilhante luz do sol e fá-la brilhar cá para baixo sobre o nosso mundo escuro.
Na Bíblia, há uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31. Essa profecia fala sobre a Lua se tornar sangue: “O Sol se tornará em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”.
Ele inicia dizendo “Haja luz”, diferenciando o dia da noite. No segundo dia, Ele segue com a criação do céu, o dividindo das águas. No terceiro dia surge a terra e as árvores que irão fornecer os frutos. No quarto dia são criados o sol e a lua para que governassem o dia e a noite.
A teoria mais aceita hoje diz que a lua se formou através de uma colisão entre o planeta Terra e um corpo do tamanho de Marte, há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Acredita-se que o choque entre os dois corpos aconteceu na última fase do processo de formação da Terra, quando parte do seu núcleo se perdeu.
No quarto dia, Deus fez o sol e colocou-o no grande céu azul que Ele “esticou” como uma cortina sobre a Terra.
18 curiosidades que você vai gostar
Agora, porém, estudo publicado na edição desta semana da revista “Science” revela que o material que deu origem ao Sol e seus planetas se separou do restante da nuvem molecular que foi seu berçário na Via Láctea por volta de 30 milhões de anos antes de nossa estrela nascer.
"Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse na presença de Israel: Sol, detém-se sobre Gibeão, e tu, Lua, sobre o Vale de Aijalom. E o Sol se deteve, e a Lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos.
No começo Deus criou os céus e a terra. 2A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água.
Segundo a Bíblia, Deus criou o Céu e a Terra. Durante seis dias foi criando o ar, a água, as árvores, animais e, por último, criou Adão, o “Homem”. No sétimo dia, descansou.
3 Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete. 4 E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas. 5 Todos os dias que Adão viveu foram novecentos e trinta anos; e morreu.
Entre os Hebreus, a Lua simboliza o povo de Israel, e no Alcorão é um dos símbolos do poder de Alá e também um símbolo da beleza suprema.
O ciclo da Lua, como citamos anteriormente, é de 29,53 dias.
O movimento orbital da Lua ao redor da Terra estabiliza o eixo de rotação do planeta, mantendo sua inclinação fixa em cerca de 23 graus em relação ao plano de sua órbita (essa inclinação é a responsável pela existência das estações do modo como as conhecemos).
Essa luz é descrita como sendo criada antes de sol, lua e estrela - estrelas, que só apareceram no quarto dia da criação (Gênesis 1:14-19). Em várias interpretações judaicas, a luz criada aqui é "luz primordial" (primordial light), que é diferente (e mais brilhante) que o sol.
Descansou — Deus descansou de suas obras no sétimo dia, proveu um exemplo para suas criaturas, sobre o que elas deveriam fazer também. Abençoou — Deus abençoou o dia de sábado. Santificou — Deus separou um dia para uso sagrado.
As primeiras ideias de um deus moral surgem no antigo Egito, com a figura de Maat, a filha do deus Rá. Isso foi por volta de 2800 antes da era atual, vários séculos depois da unificação das primeiras cidades do vale do Nilo.
Farei a sombra do sol retroceder os dez degraus que ela já cobriu na escadaria de Acaz ". E a luz do sol retrocedeu os dez degraus que tinha avançado.
Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.
Veja o trecho bíblico: “No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó Lua, sobre o vale de Aijalom! O Sol parou, e a Lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar.
Os gigantes vermelhos queimam seu combustível de hidrogênio e se expandem, consumindo todos os planetas próximos ao seu caminho. Depois que a estrela perde sua atmosfera, tudo o que resta é o núcleo colapsado – a anã branca. Esse remanescente, geralmente do tamanho da Terra, continua a esfriar por bilhões de anos.
A principal teoria de formação da Lua é de 1975 e considera que um corpo celeste do tamanho de Marte, chamado Theia, colidiu com a Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando nosso planeta ainda estava em formação e era uma grande bola pastosa e quente. Um pedaço do globo terrestre teria se soltado e formado a Lua.
O período sinódico da Lua é em média 29,53 dias, variando entre 29,3 e 29,8 dias.
O marco zero seria a criação do Universo segundo a tradição judaica. O calendário deles também tem 12 meses, mas inclui um 13º em alguns anos – são 7 anos assim a cada 19 para sincronizar os ciclos da Lua com os 365 dias da translação da Terra em volta do Sol.
É verdade que o corpo explode dentro do caixão?
Por que o mês de dezembro chama dezembro?
Qual a carga horária de um agente de aeroporto?
Quais são os impostos mensais de uma empresa?
Qual o tamanho máximo de roda para Celta?
O que significa hipopneia obstrutiva?
Quais os benefícios do Cobavital?
Como saber se o fogo da churrasqueira está bom?
Qual o significado espiritual da abelha?
Qual a trilogia de legado nos ossos?
Quais são as percepções sensoriais?
O que quer dizer aluno reclassificado?
Qual área da contabilidade ganha mais dinheiro?
Quais as principais tendências na área de gestão de pessoas?