Para secar É só espremer bem as frutas e deixar as cascas bem espalhadas numa peneira de fibra natural, plástico ou aço inoxidável (as peneiras de arame comum oxidam com a umidade das cascas). Aí é só levar ao sol, coberto com uma tela ou tule. Dependendo da umidade do ar, em 1 ou 2 dias elas estarão bem secas.
- Pegue todas as cascas separadas, adicione 1 litro de água para cada 1 quilo de casca. - Bata tudo no liquidificador e deixe descansar por pelo menos 6 horas. - Após este período, coe e você terá o extrato de jabuticaba.
Contando com muitas fibras, a casca dessa fruta pode ajudar a estimular o funcionamento do intestino, além de garantir a sensação de saciedade e impedir que você coma além do necessário.
Preparo
A jabuticabeira é muito cultivada em pomares domésticos e floresce duas vezes por ano. A florada, branca, vai de junho a agosto.
Para quem tem prisão de ventre, recomenda-se consumir jabuticabas com a casca, bem mastigadas. Mas, comê-las em excesso pode dar dor de barriga e as sementes (que acabam passando), prisão de ventre. Por isso, vamos com calma! Dez frutinhas por dia já são o suficiente.
“A gente pode comer tanto a casca como o caroço da fruta, só devemos tomar cuidado com o excesso, porque a casca pode se tornar laxante e o caroço acaba atrapalhando a digestão da pessoa. Isso pode causar prisão de ventre”, explica a nutricionista Luciana Drumond.
Apesar de tanto a casca quanto o caroço da jabuticaba poderem ser consumidos, é necessário tomar cuidado e não exagerar na sua ingestão. Ao ser consumida de maneira excessiva, a casca pode proporcionar um efeito laxante, enquanto o caroço da frutinha pode atrapalhar o processo de digestão, causando o intestino preso.
A farinha de jabuticaba também possui alto teor de fibras – benéficas para o colesterol sanguíneo, vitamina C e do complexo B, flavonoides, carotenoides e sais minerais como cálcio e fósforo. Modo de consumo: Utilize duas colheres de sopa por dia.
“A gente pode comer tanto a casca como o caroço da fruta, só devemos tomar cuidado com o excesso, porque a casca pode se tornar laxante e o caroço acaba atrapalhando a digestão da pessoa.
A jabuticaba, tanto a polpa quanto a casca, são aliados para evitar o câncer de mama e de próstata. Saborosa por dentro e por fora, a casca da jabuticaba também é rica em nutrientes e benefícios. Uma pele de pêssego pode ser conquistada com a ajuda da casca da jabuticada.
Essa frutinha escura, rica em vitaminas B, C, cálcio e ferro traz inúmeros benefícios para a saúde: a jabuticaba apresenta nutrientes que melhoram a circulação, ajudam no controle do diabetes, previnem o câncer e até contribuem para manter a pele e os cabelos mais bonitos.
Pergunta de Fabio Ferreira Jardim, Araraquara (SP). Conhecido como estresse hídrico na literatura científica, irrigações descompensadas podem ser a causa da rachadura das jabuticabas. Por vários dias a planta recebe muita água, mas depois passa por uma época prolongada de seca seguida, então, por períodos chuvosos ou, novamente, por irrigações.
A jabuticaba tem vitaminas, como as vitamina C e do complexo B, além de ter nutrientes como o ferro e o cálcio em sua composição. Que tal contribuir para a saúde do seu coração incluindo algumas jabuticabas e suas cascas na alimentação?
Quando a espécie humana ocupou a Europa?
Como começar uma conversa em Libras?
Como pode dizer que ama a Deus a quem não vê?
Qual a data de nascimento de São Pedro?
Como podar ravenala de jardim?
Como iniciar uma conversa no WhatsApp?
Como registrar a autoria de um texto?
Como provar que os triângulos são congruentes?
Quem trabalha com solda e o quê?
Porque o nome da cidade de Jaraguá do Sul?
Quais são os diferentes maneiras de proteger uma pasta de trabalho no Excel?
Como comprovar horas de sobreaviso?