Como descontar Vale-transporte proporcional na rescisão?

Pergunta de William Vítor Torres Sá Pires em 31-05-2022
(27 votos)

Em se tratando de rescisão contratual, seja no caso de pedido de demissão ou dispensa sem justa causa, o desconto de 6%, a título de vale-transporte deverá incidir sobre o valor do saldo de salário, e, não sobre o valor integral.

Pode descontar vale-transporte não utilizado na rescisão?

O vale-transporte não utilizado na hora da demissão

Acontecendo do trabalhador ser demitido ele não têm mais direito ao benefício do vale-transporte. Assim, ele deve devolver os vales não utilizados ou ter descontado o valor equivalente em suas verbas rescisória.


O que pode ser descontado na minha rescisão?

FGTS: ele não é descontado do empregado, mas deve ser recolhido sobre as férias rescisórias, incluindo a multa na demissão sem justa causa ou por comum acordo; Aviso prévio trabalhado: se o trabalhador não cumprir o período, a empresa pode descontar o valor correspondente na rescisão.

Como calcular desconto de vale-transporte proporcional aos dias trabalhados?

No entanto, caso o valor correspondente ao vale-transporte seja inferior a 6% do salário básico, o percentual do desconto será reduzido de forma proporcional. No caso de demissão, admissão ou férias, o percentual de 6% será descontado do salário básico proporcional aos dias trabalhados dentro do mês.

Como é feito o cálculo do desconto do vale-transporte?

O cálculo do vale transporte é baseado na alíquota de 6%, que é o máximo que pode ser abatido do salário. Então, para saber o valor do vale-transporte que o funcionário terá que “pagar”, basta multiplicar o valor do salário bruto por 6%.

Calculo Desconto Vale Transporte - Aula 01/04/2020 - 11


25 curiosidades que você vai gostar

O que é desconto proporcional?

A proporcionali- dade se refere à redução salarial motivada, por exemplo, por falta não justificada, oportunidade em que deve ser verificado o período a que se refere o salário, desprezando-se o seu valor mensal total.

Quais verbas podem ser descontadas na rescisão?

14.131/2021, o limite para desconto nas verbas rescisórias foi ampliado para 40%, mantendo-se a mesma sistemática prevista no artigo 1º, §1º e artigo 6º, §5º da Lei nº. 10.820/2003, resguardando 5%, exclusivamente, para os saques ou amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito.

Pode ser descontado o vale transporte e refeição na rescisão?

Existindo saldo do vale-alimentação, a Empresa pode descontar o seu valor da rescisão do trabalhador, desde que o motivo para haver a quantia restante seja referente a dias em que o empregado faltou ou que não trabalhará, em razão da demissão.

Quando o funcionário não usa o vale transporte?

Segundo a Lei, o funcionário não tem direito a devolução dos valores de vale transporte não utilizados. Um recurso nesse sentido já foi analisado pela 10ª Turma do TRT de Minas que determinou que, segundo o Decreto 9.5247/87, não utilizar o transporte público não dá direito à compensação dos valores.



Outras questões

O que são minhas competências?

Qual a importância da NR 22?

Quanto tempo a henna fica na sobrancelha?

Qual é o correto estar ou está?

Quanto custa um banco imobiliário?

Quem são os persas hoje?

Quanto um fundo imobiliário paga por mês?

Qual areia colocar no aquário?

Qual a origem do protestantismo no Brasil?

O quê Rousseau fala sobre a educação?

Quando a Inglaterra virou parlamentarista?

Tem multa para retificar GFIP?

Como é o nome do exame de vitaminas?

O que é uma madeira nobre?

Quais foram os símbolos da arquitetura moderna?

Qual é o bioma da região Sudeste?

Quem tem direito ao PcD 2022?

Qual é o animal mais feroz da floresta?

O que é TCM é para que serve?

O que vem depois do Quintilhao?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com