O sintoma mais comum e mais evidente é o não alinhamento dos olhos. Ou seja, eles não ficam paralelos um ao outro. O Doutor Dráuzio Varella afirma que os sintomas podem variar, de acordo com a idade em que o distúrbio começa a se manifestar. A principal queixa nesses casos é a visão duplicada, ou diplopia.
O teste do reflexo para avaliar se o foco de luz está centralizado nas duas pupilas é fundamental para o diagnóstico do estrabismo. Outros exames oftalmológicos, como os de acuidade visual, de fundo de olho, de oclusão e movimento ocular também são úteis para confirmar o diagnóstico, avaliando o tamanho do desvio.
Quando o estrabismo aparece na idade adulta, pode ser um indício de uma grave doença no cérebro ou no organismo. As causas mais frequentes são hemorragia cerebral, traumatismos, tumores, doenças musculares, problemas de tiróide, pressão alta, paralisia dos músculos dos olhos por causa da diabetes.
Para a maioria dos casos de estrabismo, existem diversas opções de abordagens. Pode-se recomendar o uso de colírios ou óculos; tamponamento do outro olho para estimular o olho com problemas a se desenvolver melhor; e exercícios para o fortalecimento da musculatura.
O estrabismo, ou “olhos tortos”, é um desalinhamento dos olhos quando os seis músculos que os rodeiam e que ajudam a focar os olhos não estão funcionando em conjunto de forma adequada. Isto pode ser tanto uma causa como um efeito da ambliopia.
Pessoas com olhos secos devem procurar um médico se sentirem os olhos coçando, muito vermelhos ou irritados por um longo período de tempo. Enxergar de forma borrada, vivenciar uma súbita queda de visão ou mesmo sentir dor nos olhos são outras razões para buscar ajuda médica. Especialistas que podem diagnosticar olhos secos são:
Veja, abaixo, nove problemas de saúde que podem revelar sua presença no corpo através dos olhos: 1. Diabetes. Os globos oculares sofrem quando a taxa de açúcar no sangue permanece elevada — um traço típico dessa condição, em especial quando descontrolada.
Importante: as imagens abaixo representam a posição correta para quem está observando os olhos. Ou seja, é o modo como você estará vendo as outras pessoas. Sempre que alguém estiver com os olhos nesta posição (para cima e para a esquerda), significa que está realizando uma construção visual.
De infecções a câncer, muitas são as doenças que se manifestam pelos olhos. Conheça algumas e saiba o que fazer para proteger sua visão e o resto do corpo O estado dos olhos pode dizer muito mais do que você imagina sobre a saúde. Ilustração: William Santiago/SAÚDE é Vital
Quais são as orações subordinadas?
Pode deixar linha na redação do Enem?
Matricula do juiz que proferiu a decisão?
Porque é que as moscas pousam na pele?
Mitose está relacionada com o aparecimento de tumores?
Quais são as etapas do processo de fossilização?
Eu faço para amansar minha calopsita?
O que é Esfacelo em uma ferida?
Quais são as consequências da falta de ácido fólico?
O que é uma carga distribuída?
O que colocar em valores pessoais?
Qual a melhor joia para quem tem alergia?
Quantos milagres Jesus fez no livro de Lucas?