Denotamos D(x) | A(x) e lemos: D(x) divide A(x). Também podemos dizer que A(x) é divisível por D(x). Você pode obter um Divisor Comum entre dois polinômio, fatorando-os e separando os fatores comuns. Em seguida "monta-se" o mdc.
O MDC (máximo divisor comum) de dois ou mais monômios é o produto de todos os seus fatores primos em comum. Por exemplo, o MDC de 6 x 6x 6x e 4 x 2 4x^2 4x2 é 2 x 2x 2x .
MÁXIMO DIVISOR COMUM (MDC)
Para fatorar polinômios do tipo a2 - b2 usamos o produto notável da soma pela diferença. Para fatorar, devemos calcular a raiz quadrada dos dois termos. Depois, escrever o produto da soma dos valores encontrados pela diferença desses valores.
O mínimo múltiplo comum de números naturais ou de polinômios será encontrado através da comparação dos fatores de cada fatoração, ou seja, o mmc de um número natural ou de um polinômio é a multiplicação dos fatores sem repetir os comuns, levando em consideração os de maior expoente.
Para determinarmos o MMC entre monômios e entre polinômios, de forma semelhante, fatoramos cada polinômio individualmente e, logo em seguida, multiplicamos todos os fatores encontrados, sem repetir os comuns, e cada um deles com o maior expoente.
Fatoração: Fator Comum em Evidência O polinômio x² + 2x possui forma fatorada, veja: x² + 2x .: podemos dizer que o monômio x é comum a todos os termos, então vamos colocá-lo em evidência e dividir cada termo do polinômio x² + 2x por x. Concluímos que x (x + 2) é a forma fatorada do polinômio x² + 2x.
Caso queira fazer a prova real, basta multiplicar (3x2 +x – 1) por 2x2 – 4x + 5 e verificar se a solução será 6x4 – 10x3 + 9x2 + 9x – 5. Nesse caso, como o resto é zero, não é preciso somá-lo ao produto.
Para determinarmos o MMC entre monômios e entre polinômios, de forma semelhante, fatoramos cada polinômio individualmente e, logo em seguida, multiplicamos todos os fatores encontrados, sem repetir os comuns, e cada um deles com o maior expoente.
Para realizar a multiplicação de dois polinômios, utilizamos a conhecida propriedade distributiva entre os dois polinômios, operando a multiplicação dos monômios do primeiro polinômio pelos do segundo. Seja P (x) = 2a² + b e Q (x) = a³ + 3ab + 4b².
Primeiro quero salientar que o MDC não é apenas calculado entre dois números. Podemos fazer o MDC de 2, 3, 4 ou mais números! Posto isto, se tivermos dois números naturais, de certeza que existirão entre eles divisores comuns. Se apenas tiverem um divisor em comum é porque esse divisor é o número 1 e nesse caso são chamados de primos entre si.
Vamos começar por fatorizar cada um dos números. Através da fatorização foi possível concluir que e que . O próximo passo consiste em obter o produto dos fatores comuns de menor expoente, ou seja, . Concluímos assim que o máximo divisor comum entre 1 é 12. Para que serve o MDC? Existem vários problemas onde o cálculo do MDC é útil.
Quando existem termos semelhantes entre os polinômios, é possível realizar-se a redução de seus termos na adição e ou subtração de dois polinômios. É possível também multiplicar dois polinômios por meio da propriedade distributiva. Já a divisão é realizada pelo método de chaves.
Quais tipos de brônquios pulmonares?
Quais eixos sustentam as ações de nutrição na perspectiva do direito humano e da cidadania?
Qual é o documento que em 1988 passa a reconhecer as mulheres como iguais aos homens?
Onde está a pasta de favoritos do Google Chrome?
Como os chineses comemoram aniversário?
Como exportar plano de contas no domínio?
Como fazer acordo de dívida de condomínio?
Como os cientistas conseguem saber a idade dos fósseis pelo C 14 explique?
O que é neutralizar os lábios?
Como Importar Google Finance para Excel?
Como os atores da Commédia Dell'arte viajavam?
Como transferir dados de uma planilha para outra VBA?
Como surge uma política social?
Como Exportar lista de contatos do Excel para o Outlook?
Quando surgiu o conceito de propriedade?
Como os astronautas fazem as necessidades no espaço?