Para verificar a exposição solar de um apartamento, é simples. Basta você considerar que o sol nasce no leste e se põe no oeste. Caso não tenha a ajuda de uma bússola para descobrir os pontos cardeais, existem vários aplicativos para smartphones que podem ajudar a fazer essa função.
Orientação solar na arquitetura é a forma como a luz do sol incide sobre os edifícios. Como já foi dito, esse fator pode ajudar ou comprometer o conforto térmico de toda uma construção. ... Uma edificação localizada no hemisfério norte não recebe o mesmo impacto de luz que uma construção presente no hemisfério sul.
Posicionamento. Como o Brasil está localizado no hemisfério sul, ter uma das faces do imóvel voltada para o norte significa mais sol durante o dia. Isso porque ele nascerá a leste e permanecerá mais a norte durante o dia, para se pôr a oeste.
A face leste da construção é a que recebe o sol na hora que ele nasce. Por isso é uma luz solar mais amena, pelo menos nas primeiras horas. E isso deixa os ambientes aquecidos pela manhã, e resfriando ao longo do dia. Então é uma boa posição para as janelas de qualquer ambiente, e sem precisar de muita proteção.
Sabendo que o sol nasce ao leste, esta face tem maior incidência do sol da manhã, enquanto a face oeste recebe o sol da tarde. O quarto, por ser um ambiente com maior tempo de permanência, é importante que seja mais arejado.
quartos: devem ser bem iluminados, mas sem exageros. A preferência é por posicioná-los nas faces Norte ou Leste e, se necessário, instalar cortinas capazes de bloquear bem os raios solares; salas: também merecem boa iluminação e, como é um ambiente de longa permanência, deve ter como foco o conforto térmico.
Criar de um estudo solar de iluminação
Sabendo que o sol nasce ao leste, esta face tem maior incidência do sol da manhã, enquanto a face oeste recebe o sol da tarde.
Exemplo de orientação solar: Tucson Mountain Retreat. Um exemplo famoso do uso da orientação solar na arquitetura é a Tucson Mountain Retreat, uma casa construída no deserto do Arizona (EUA). O projeto foi influenciado pelo clima no local, que é quente e seco durante o dia e muito frio durante a noite.
Os raios solares podem atingir a superfície da Terra com mais ou menos força. Por isso que identificar a orientação de um terreno é uma tarefa tão fundamental para o arquiteto garantir a insolação adequada em todo o seu projeto. A checagem das coordenadas deve ser feita com uma bússola.
A melhor e mais vantajosa orientação que se pode pensar para uma habitação tendo em consideração a eficiência energética é, sem dúvida, o Sul. A orientação neste eixo é sinónimo de ganhos solares directos durante a maior parte do ano, sendo possível controlar o sobreaquecimento recorrendo a protecções exteriores.
Mas não para por aí, saber a posição do sol e a incidência solar permite que o cliente avalie a possibilidade de instalação de sistemas que visam o aproveitamento da energia solar. Existem duas maneiras básicas de fazer isso. Uma delas consiste no aquecimento de água para o banho. Sendo este um dos usos mais comuns por ser barato e efetivo.
Como saber o número da filiação getnet?
Como pagar o Fies pelo Banco do Brasil?
Quais os portais de licitação?
O que aprendemos com a vida do Apóstolo Paulo?
Qual o CET de um financiamento da Caixa?
Como foi construído o farol de La Jument?
Quem construiu o Teatro Amazonas?
Como encontrar o CEI de uma obra?
Como descobrir número do cartão?
Quais são os verbos de uma frase?
Onde consultar se a GFIP foi entregue?
Como saber o CEP da CNH emitida?