Por exemplo, os prótons e os elétrons têm carga fundamental de 1,6.10^-19 C (Coulomb). Assim, para medirmos a carga elétrica de um corpo, é só multiplicarmos a carga fundamental pelo número de elétrons.
Para calcularmos a carga elétrica desse corpo, basta levarmos em conta a diferença entre o número de prótons e elétrons, observe: Como explicado no enunciado, o corpo tem mais prótons que elétrons, por isso, sua carga será positiva.
A carga elementar é aquela carga elétrica transportada por um único próton ou, de maneira equivalente em módulo, por um único elétron.
Prótons (p+) O valor da carga do próton e do elétron é chamado de quantidade de carga elementar (e) e possui o valor de e = 1,6 . 10-19 C.
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.
O próton e o elétron possuem a mesma quantidade de carga elétrica: O valor 1,6 . 10-19-C é chamado de carga elementar “e”.
Há dois tipos de carga elétrica (positiva e negativa), os prótons possuem carga elétrica positiva e os elétrons possuem carga elétrica negativa.
Em qualquer caso, a carga elétrica Q adquirida pelo corpo corresponde à carga total de seus elétrons ou prótons em excesso e é sempre um múltiplo da carga elementar do e. Pelo fato de Q ser um múltiplo inteiro de e, dizemos que a carga elétrica é quantizada.
O próton e o elétron possuem a mesma quantidade de carga elétrica: O valor 1,6 . 10-19-C é chamado de carga elementar “e”.
A carga elementar nada mais é que a quantidade mínima (quantum) de carga. ... Esse quantum é indivisível. O Coulomb, por ser uma unidade muito grande, é usado em seus submúltiplos: microcoulomb (1μC=?
Qual será a população da China em 2030?
Qual é a principal função do caule?
Quanto tempo um corpo demora para se decompor no caixão?
Qual valor do casamento no civil 2021?
Quem pode exercer a profissão de psicanalista?