Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.
Ligação covalente simples Neste tipo de ligação os átomos do elemento compartilham apenas um elétron. Como exemplo, podemos citar o gás cloro Cl2, no qual os dois átomos de cloro realizam o compartilhamento de um elétron para alcançar assim a estabilidade química.
Cada átomo de enxofre e de oxigênio possuem 6 elétrons em suas camadas de valências, assim, eles precisam receber 2 elétrons cada um. Inicialmente, o enxofre realiza duas ligações covalentes comuns, compartilhando dois pares de elétrons com um dos átomos de oxigênio, ficando ambos estáveis com 8 elétrons.
Para identificar se uma ligação é covalente, iônica ou metálica basta visualizar os átomos que se ligam. Se forem ametais, a ligação é covalente; se for um metal e outro ametal, a ligação é iônica. Se todos forem metais, a ligação é metálica.
I) Ligação simples – um par de elétrons compartilhado pelos dois átomos. A molécula de água tem duas ligações simples.
Ligação covalente dativa ocorre quando um átomo compartilha seus elétrons. Essa ligação obedece à Teoria do Octeto, onde os átomos se unem tentando adquirir oito elétrons na camada de valência para atingir a estabilidade eletrônica. Exemplo: formação de dióxido de enxofre (SO2).
Alguns exemplos de fórmulas moleculares são: H 2, S 2, O 2, N 2, H 2 O, CO 2, etc. A ligação covalente pode ser representada ainda por duas outras fórmulas: Fórmula Eletrônica ou Fórmula de Lewis: nessa fórmula aparecem também os elétrons da camada de valência de cada átomo e a formação de pares eletrônicos.
Os elementos químicos que apresentam alta eletronegatividade e que, consequentemente, realizam ligações covalentes são: 1 Hidrogênio 2 Ametais More ...
A ligação covalente está implícita na estrutura de Lewis, indicando elétrons compartilhados entre átomos. Átomos tendem a compartilhar elétrons de modo que suas camadas eletrônicas externas sejam preenchidas e eles adquiram uma distribuição eletrónica mais estável.
Caso você tenha acesso as informações de eletronegatividade (valores tabelados), nós iremos por outro caminho. Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente.
O que é curva de titulação de aminoácidos?
O que significa Portfólio Digital?
Qual é o principal critério para se definir o porte de uma empresa?
Para que serve o banho de folha de colônia?
Quanto custa produzir um quadrinho?
Qual a melhor forma de entrar na faculdade em Portugal?
O que é segregação racial Brainly?
Qual o portão de embarque da Azul em Viracopos?
Como passar na prova didática para professor?