Ferver a água é também um método bastante seguro para tornar a água potável, em áreas que não têm filtros ou purificadores, no entanto, para garantir que os micro-organismos foram eliminados, é recomendado passar a água por um pano limpo e, depois, ferver a água por, pelo menos, 5 minutos.
A solução mais segura, simples e prática é a instalação de um purificador para a melhoria da qualidade da água. Assim, beber água da torneira ou cozinhar alimentos com essa mesma água passa a ser totalmente seguro para consumo humano.
Em tese, a água que sai da torneira é potável e própria para o consumo. No entanto, como já falado, a contaminação pode ocorrer por causa das caixas d'água das casas e dos prédios. É fundamental que uma limpeza periódica seja feita nesses reservatórios, para eliminar qualquer risco de contaminação.
Ela é considerada própria para o consumo em diversas regiões do Brasil, dependendo do tratamento realizado e da qualidade da água no local. No entanto, apesar disso, beber água diretamente da torneira, sem qualquer tipo de procedimento para filtrá-la, pode colocar sua saúde em risco.
Para funcionar, os purificadores precisam de um ponto de água: sejam acoplados à torneira ou ao encanamento. Eles possuem uma bomba capaz de dar pressão à água, que passa pelos elementos filtrantes dentro do refil (ou câmara).
Sim, em locais que contam com uma rede de água tratada, quase sempre é seguro consumir a bebida diretamente da torneira (claro que a filtrada é sempre melhor) e isso tem até uma vantagem em comparação a muitas águas minerais.
Água da torneira é potável e segura para beber | Governo do Estado de São Paulo.
De acordo com o infectologista Alberto Chebabo, do Lavoisier Medicina Diagnóstica, a água que sai da torneira deve ser incolor, insípida e inodora. Isso quer dizer que a bebida não deve apresentar cor, gosto ou odores.
O tratamento da água em casa para torná-la potável, depois de uma situação de catástrofe, por exemplo, é uma técnica de fácil acesso que é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo eficaz na prevenção de várias doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada, como a hepatite A, a cólera ou a febre tifoide.
Além da filtração, purificação, desinfecção e fervura, existem, ainda, outras alternativas para retirada de impurezas da água, como: Exposição solar da água, em uma garrafa PET ou recipiente de plástico, e deixar por 6 horas debaixo de sol. Este método é mais indicado quando a água não se apresenta visivelmente suja;
Qual o órgão que cuida do idoso?
O que significa a carta Super Trunfo?
Como melhorar sua mira no COD Warzone?
Como está o ar que respiramos?
O que fazer para melhorar os recursos humanos?
Como você identifica o líbero dentro de uma equipe?
Como poderíamos definir da melhor forma a moreninha no contexto da literatura brasileira?
O que significa louvar ao Senhor?
O que fazer para melhorar a córnea?
Como podemos identificar o exercício físico *?
Qual é a classe da palavra ora?
Que tipo de iluminação devo usar na cozinha?
O que fazer para melhorar o jeito de se expressar?
Como melhor se posicionar para um seminário e quais ferramentas usar para a apresentação?
Como jogar Terra Média sombras da guerra?
Qual a melhor sensibilidade pra dar capa no Free Fire?