“Também é importante não apertar muito o colar para não sufocar o animal e conferir se ele consegue beber água tranquilamente. Adapte o pote se precisar ou tire o colar por alguns períodos para que ele possa se alimentar, sempre com supervisão”, diz a veterinária.
Em alguns casos, em menos três dias o gato já pode tirar o colar. Em outros, é preciso deixar o animal com o colar mais alguns dias.
4 alternativas para substituir o “colar da vergonha”
O tempo médio para a recuperação do animal é de 10 a 15 dias. Após esse período, o pet pode tirar os pontos, desde que não tenha acontecido nenhum “acidente”.
Para funcionar adequadamente, o tamanho do colar elizabetano deve estar correto. Caso contrário, o animal pode tirar o acessório ou conseguir se lamber. O ideal é que o tamanho escolhido vá do pescoço até ultrapassar o focinho do seu pet. Isso evita que ele consiga alcançar a área que precisa ser isolada.
“Nos machos, esse tempo é de aproximadamente uma semana. Nas fêmeas, dez dias.”, comenta. É um prazo pequeno considerando os diversos benefícios que a castração traz!
Existe uma dúvida comum no uso da roupa cirúrgica gato: quanto tempo usar? Na verdade, é o veterinário quem estipula a duração em cada caso mas, no geral, é utilizada por cerca de dez dias, quando a incisão da cirurgia cicatriza.
Assim como o nome colar sugere, basta passar a abertura menor em volta do pescoço do pet, com o cuidado de deixar as orelhas do animal para a frente, e prenda as tiras na lateral. Se o seu pet for agitado, uma dica é pedir que alguém segure o gatinho para que você consiga ajustar o cone no seu bichano.
Esse instrumento em forma de cone deve ser fixado na coleira do animal.
O colar deve ser enrolado até ficar apertado o suficiente. A maioria dos colares elizabetanos são ajustáveis. Faça testes para verificar qual é o tamanho ideal para o seu gato. Se nenhum dos lados tiver rótulos indicando qual é o lado de baixo ou de cima, coloque o lado com uma aba longa de plástico por cima. Prenda a aba longa de plástico.
Se o fizer, o gato poderá desfazer os pontos de suas feridas e terá que passar por procedimentos cirúrgicos sérios. Caso realmente tenha que retirar o colar do animal, o processo não deve ser muito difícil. Basta retirar a coleira em volta dos arcos do colar elizabetano. Em seguida, puxe o colar em direção à cabeça do gato.
Carregue-o até uma superfície plana, como uma mesa. Caso o gato se demonstre assustado, coloque uma toalha sobre ele. Deixe o animal no local por alguns minutos até ele se acalmar. Em seguida, enrole uma toalha em volta da parte traseira do gato e levante-o ainda com a toalha.
Observe seu gato regularmente e certifique-se de que ele consegue alcançar as vasilhas de comida e se está comendo o suficiente. Converse com seu veterinário sobre todos os hábitos alimentares de seu gato e os cuidados com o colar dele. Discuta cada uma das opções e certifique-se de que elas são as mais seguras para a situação do seu felino.
Qual é o objetivo da massagem de conforto?
Qual o significado da letra H no pneu?
Quando o airbag é acionado tem conserto?
Como pode ser classificada a posse?
O que acontece quando aproximamos os polos iguais de cada ímã?
Quais são as principais reivindicações dos movimentos sociais brasileiros?
Qual seu ponto forte exemplos?
Quantas pessoas no mundo passam fome 2021?
Quantos quilômetros o Leão corre?
Qual a margem para trabalho ABNT?
Qual a utilidade do fusível do veículo?
Quais os tipos de abordagem na terapia?
Qual o prazo para troca de colchão?
Quanto ganha um Analista da bolsa de valores?
Qual o significado de uma flor roxa?
Que você entende por custo de oportunidade?
Pode fazer quimioterapia com leucócitos baixo?