Método 1 de 2: Dando um xeque-mate em três movimentos capturando uma peça
Tenha sempre as próximas quatro ou cinco jogadas em mente, e usando cada uma para atacar cada vez mais. Para vencer no xadrez, você precisa sempre estar adiantado em relação aos seus movimentos, usando jogadas cada vez mais complexas para atacar seu adversário.
Existem 315 bilhões de maneiras possíveis de se realizar os quatro primeiros movimentos do jogo. Depois de 10 jogadas, o número de combinações possíveis a serem realizadas chega a exatamente incríveis 169.518.829.100.544. Sim, quase 170 quatrilhões de possibilidades!
O xeque-mate de dois lances (informalmente conhecido como mate do louco) é de fato bem bobo e requer que você ou seu oponente façam lances muito ruins. As brancas devem primeiro avançar o peão-f uma ou duas casas. As pretas devem então avançar o peão-e para liberar a dama.
Como fazer o Gambito da Rainha no xadrez?
Mas só capturam peças na diagonal. O sacrifício, aqui, é do peão branco da esquerda, que sai da frente do bispo (na coluna C). Ele é um alvo fácil para o peão preto que já avançou. Se o peão preto aceitar o gambito e comer o peão branco, as brancas ficam na vantagem imediatamente.
Jogadas ensaiadas
Se aprender a identificar alguns movimentos e ler seu oponente, você será capaz de proteger seu Rei, atacar o do oponente e sair como vitorioso em quase todas as vezes. Este guia presume que você já sabe jogar o básico do xadrez.
Para vencer uma partida de xadrez você vai precisar de seis coisas: Faça bons lances de abertura Não dê suas peças de graça Coloque suas peças em posição
No entanto, o restante das peças também têm valor. Baseando-se na matemática e na geometria do tabuleiro de xadrez, algumas peças são sempre mais valiosas do que outras. Lembre-se destas classificações ao tomar as peças. Você não deve, por exemplo, colocar uma Torre em risco só para tomar o Cavalo do oponente. Peão = 1. Cavalo = 3. Bispo = 3.
Controle os quadrados centrais para controlar o jogo. Sua grande preocupação ao jogar xadrez é o controle dos quadrados centrais, especialmente os quatro do meio. Isso é importante porque, neste ponto, você pode atacar de qualquer lugar, controlando o ritmo e a direção do jogo.