A tromboflebite tem cura, e o tratamento deve ser orientado pelo médico, de acordo com a gravidade de cada situação, podendo ser indicado repouso, uso de meias elásticas, realização de compressas e medicamentos anti-inflamatórios ou, se necessário, medicamentos anticoagulantes.
Seu quadro clínico é típico e consiste em dor, edema, eritema, hipersensibilidade ao longo do trajeto da veia afetada e endurecimento da veia. O processo em geral segue um curso benigno e autolimitado com remissão completa dentro de 7 a 10 dias.
Medicação analgésica – paracetamol, aspirina ou anti-inflamatórios não esteróides, como o ibuprofeno. Sempre verifique com seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Géis ou cremes anti- inflamatórios como o gel de ibuprofeno podem ser úteis em casos leves.
A flebite pode regredir espontaneamente com repouso, elevação dos membros afetados, aplicação de compressas mornas e úmidas no local da lesão e o uso de meias elásticas de compressão, recurso importante para estimular a circulação do sangue.
Tromboflebite superficialMedicamentos - anti-inflamatórios e analgésicos podem ser usados para controle dos sintomas.Creme – massagem com creme apropriado ajuda a aliviar os sintomas e promove a absorção do coágulo.Calor local – ajuda no alívio dos sintomas e na absorção do coágulo.
18 curiosidades que você vai gostar
Se for a venosa, podem ser usados medicamentos anticoagulantes, meias elásticas para compressão das pernas e remédios que facilitam o retorno do sangue para o coração. “Para a arterial, receitamos aspirina a fim de dificultar a formação de trombos, medicações que baixam o colesterol e vasodilatadores”, informa Burihan.
O tratamento das flebites superficiais não complicadas é feito com analgésicos, anti-inflamatórios, compressa morna no local, cremes específicos e uso de meias elásticas. Em casos selecionados, pode ser indicado uso de anticoagulantes e procedimentos cirúrgicos.
O tratamento para flebite é feito através do uso de medicamentos antiinflamatórios, analgésicos como a aspirina para aliviar a dor, compressas mornas e úmidas nas zonas doloridas, repouso com pernas e braços elevados, e, em casos de tromboflebite o médico poderá receitar o uso de medicamentos anticoagulantes, para ...
Algumas opções de remédios caseiros para varizes são:Chá de gengibre. ... Chá de alecrim. ... Loção de confrei e erva-cidreira. ... Suco de uva. ... Compressas de cardo-mariano. ... Compressa de couve. ... Chá de castanha-da-índia. ... Chá de hamamélis.
Como intervenção de enfermagem para o tratamento de flebites, convencionalmente, é indicada a aplicação tópica de compressas mornas com intuito de reduzir o processo inflamatório local.
Alguns exemplos são:Daflon 500;Diosmin;Venaflon;Flavenos;Perivasc;Velunid;Flavonid.
Flebite ou tromboflebite é o nome dado à inflamação de uma veia superficial, que gera a formação de um trombo (coágulo). Esse processo inflamatório localizado pode aumentar e se espalhar pelo trajeto da veia. Ela é semelhante à trombose venosa, que ocorre com veias profundas.
Sim podes tomar se tiveres dor, mas procure o médico responsável pelo procedimento, pois pode ser necessário drenar os coágulos.
Complicações possíveis
Se a tromboflebite está presente em apenas uma veia sob a pele, as complicações decorrentes desta condição são raras. No entanto, se o coágulo ocorrer em uma veia profunda, o paciente pode desenvolver uma doença grave conhecida como trombose venosa profunda.
A principal diferença entre as duas patologias é que a tromboflebite ocorre de forma mais superficial, já a trombose pode acometer veias mais profundas. Ambas possuem tratamentos, que devem ser indicados por um profissional vascular, de acordo com cada caso.
No geral, em tromboses de panturrilha, o repouso absoluto costuma ser de 7-14 dias, a depender lógico da evolução dos sintomas. Após esse período são liberadas atividades leves. Procure um Angiologista para avaliação e esclarecimento de dúvidas.
Algumas medidas podem ajudar a prevenir as varizes como a prática de exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável, evitar o sobrepeso, controlar o uso prolongado de hormônios, não fumar, elevar os membros inferiores sempre que possível e o uso de compressão elástica (meias elásticas).
Geralmente, o Remédio para Varizes ajuda a diminuir os sintomas causados pela doença, tais como inchaço, dor e, nos casos mais graves, a formação de úlceras nas pernas. Venaflon, Perivasc, Daflon e Flavonid são alguns dos medicamentos utilizados durante o tratamento.
Hirudoid diminui a inflamação, com o alívio da dor, redução do inchaço e da vermelhidão de áreas com varizes ou manchas roxas decorrentes de contusões (batidas, traumas) ou cirurgias ou em outras situações semelhantes.
HIRUDOID® GEL Nos processos inflamatórios localizados, varizes, flebites pós-infusão e pós-venóclise, tromboflebites superficiais, linfangites, linfadenites, hematomas, furúnculos e mastite. HIRUDOID® é especialmente apropriado para o alívio dos casos nos quais a presença de edema leva à sensação de peso nas pernas.
As causas mais frequentes das flebites são traumatismos ou contaminações bacterianas devido a injeções intravenosas de medicamentos ou de drogas. Além disso, as flebites podem ser causadas por substâncias químicas irritantes.
Algumas opções de tratamento natural para amá circulação são:Beber mais líquidos. ... Usar pimenta caiena. ... Tomar um chá diurético. ... Aumentar o consumo de ômega 3. ... Comer mais vegetais verde-escuros. ... Comer mais frutas cítricas. ... Diminuir o consumo de sal. ... Fazer banho de imersão com sais de Epsom.
3 chás para melhorar a circulação sanguíneaChá de carqueja. Um ótimo remédio caseiro para melhorar a circulação é o chá de carqueja. ... Chá de Meliloto. O Meliloto é indicado para o tratamento de diversas doenças venosas, porque ajuda a estimular a circulação linfática, diminuindo o inchaço. ... Chá de Castanha da Índia.
“Existem vários fatores que podem piorar as varizes. Os mais comuns são: sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool em excesso, obesidade, exercícios de alto impacto ou com grandes forças rotacionais e uso de hormônios”, informa o angiologista Jayme Ramos.
Um ótimo remédio caseiro para trombose é o chá de ginkgo pois esta planta medicinal possui propriedades estimulantes da circulação sanguínea e anti-trombóticas. Esse tratamento caseiro não substitui o tratamento medicamentoso quando for prescrito pelo médico.
Como salvar todos os favoritos do Google Chrome?
O que passar na panela pra não ficar preta?
Como evitar dor de cabeça após beber cerveja?
Como evitar o efeito rebote da sibutramina?
Como superar o passado de alguém?
Como colocar novas fontes no Kindle?
Quem está no primeiro ano pode fazer o Enem?