Marie Curie foi a primeira pessoa a receber o prêmio Nobel duas vezes, um em Física, ao demonstrar a existência da radioatividade natural em 1903, e o outro em Química, pela descoberta de dois novos elementos químicos em 1910.
Sua maior contribuição para a ciência foi a descoberta da radioatividade e de novos elementos químicos. Nascida em Varsóvia, na Polônia, em 1867, a caçula da família Sklodowska, foi batizada como Maria.
Em 20 de abril de 1902, o casal Marie e Pierre Curie conseguiu isolar sais de rádio radioativo do mineral pechblenda (uraninita) em seu laboratório em Paris. Em 1898, o casal Curie tinha descoberto a existência dos elementos radio e polônio em sua pesquisa do pechblenda.
Seus estudos sobre as radiações produzidas pelo urânio começaram em 1897, época em que o elemento era conhecido como raios urânicos, na Escola Municipal de Física e de Química Industriais de Paris. Marie foi responsável por criar o termo radioatividade ao concluir que a radiação emanava de dentro do átomo.
Marie deu continuidade às pesquisas e descobriu os elementos rádio e polônio, descoberta que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Química em 1911.
28 curiosidades que você vai gostar
No ano de 1898, Marie e Pierre Curie apresentam ao mundo científico a descoberta de dois novos elementos químicos, o polônio e o rádio. Com essas pesquisas, Pierre, em particular, verificou que a radiação podia matar células de tecido doente, ou seja, iniciou o estudo da radioterapia. Sigla do elemento químico polônio.
Marie Curie morreu em 1934, aos 66 anos, em um sanatório em Sancellemoz (Alta Saboia), na França, de anemia aplástica, causada por exposição à radiação durante sua pesquisa científica e seu trabalho radiológico em hospitais de campanha durante a Primeira Guerra Mundial.
Radioactive e a ciência de Marie Curie: da máquina de Raio-X à bomba atômica. Disponível na Netflix do Brasil, o filme Radioactive narra a vida de Marie Curie, mãe da radiação, e mostra as dificuldades e genialidade da trajetória de uma das cientistas mais importantes da história.
Inspiração de Radioactive
O filme é inspirado diretamente no livro Radioactive: Marie & Pierre Curie: A Tale of Love and Fallout, de 2010. Escrito por Lauren Redniss, ele reconta a história de amor dos cientistas, envolvendo as importantes descobertas para humanidade. O casal foi pioneiro no campo da radioatividade.
Becquerel também descobriu que essa radiação que o urânio emitia também ionizava gases, transformando-os em condutores. Entrou então em cena o casal Pierre Curie (1859-1906) e Marie Curie (1867-1934). ... Marie Curie batizou essa propriedade de o urânio emitir raios de radioatividade.
“A radioatividade pode nos ajudar, e muito. Por exemplo, na medicina. Na parte de diagnóstico, a medicina nuclear nos ajuda a localizar tumores, com a tomografia. Ela também nos ajuda a tratar alguns tumores, com a radioterapia”, explica o professor, que lembra também da radiografia.
O polônio, de massa atômica 210, como um elemento bastante radioativo, já que seu tempo de meia-vida é muito pequeno, ou seja, ele decai rapidamente, emitindo uma grande quantidade de partículas alfa, Um grama desse material pode matar 50 milhões de pessoas.
A energia de Marie Curie na actividade de inves- tigação científica e o empenho que colocou na aplicação das suas descobertas modificaram de forma significativa o tratamento de doenças da pele e tumores, e deram início às disciplinas de radioterapia e curieterapia (actual braquitera- pia).
Dorothy Mary Crowfoot Hodgkin (Cairo, Egito, 12 de maio de 1910 — Ilmington, Inglaterra, 29 de julho de 1994), conhecida profissionalmente como Dorothy Hodgkin, foi uma química britânica que desenvolveu a aplicabilidade da cristalografia de raios X, pela qual ela ganhou o Prêmio Nobel de Química, em 1964.
Albert Einstein foi um físico teórico alemão. Ele desenvolveu a Teoria da Relatividade Geral, que é um dos alicerces da Física Moderna, em conjunto à Mecânica Quântica. Nascido em 1879, Albert Einstein fazia parte de uma família humilde, de poucas posses.
Mas a tecnologia oriunda de seus estudos também permitiu a construção da bomba atômica e usinas nucleares, com episódios trágicos como o acidente de Chernobyl, ambos mencionados no filme.
Prêmio Nobel
Em 1903, Marie e Pierre dividiram o Prêmio Nobel de Física com Henri Becquerel pela descoberta da radioatividade e, em 1911, a cientista foi agraciada com o Prêmio Nobel de Química pela descoberta e pelos estudos em torno dos elementos rádio e polônio.
A radioatividade apresenta-se com duas formas diferentes de radiações: partícula — alfa (α) e beta (β); e onda eletromagnética — raios gama (γ).
Marie Curie, cujo nome de nascimento era Maria Salomea Skłodowska, morreu em 1934, de uma anemia aplásica, um tipo raro de anemia que provavelmente resultou de sua frequente exposição ao rádio e ao polônio — dos quais costumava carregar amostras em seu bolso.
Foi também há mais de cem anos que Marie Curie ganhou o segundo Prêmio Nobel por sua pesquisa em rádio, estabelecendo sua posição como pioneira no campo da radioterapia.
É uma forma de tratamento muito empregada em tumores malignos iniciais de próstata, câncer uterino, certos casos de sarcomas e nos melanomas que surgem no globo ocular, além de outras situações mais raras. Exemplos de braquiterapia usada no câncer de próstata (A) e no câncer do colo uterino (B).
Qual o principal foco de análise da Sociologia de Émile Durkheim?
Como descobrir código de segurança do cartão de débito?
Qual é o padrão de beleza do mundo?
O que acontece com a pessoa que troca o dia pela noite?
Porque chove diamante em Netuno?
Como usar a metformina para perder peso?
Como funciona a análise do comportamento?
Quanto tempo leva para cicatrizar uma retirada de verruga?
Qual tipo de Pokémon e forte contra Fada?
Qual a cola Tek Bond mais forte?
Qual o Pokémon lendário mais fraco?
Quanto tempo antes do treino devo tomar aminoácidos?
Qual será a população brasileira em 2050?
Qual é a criptomoeda do Elon Musk?
Qual remédio para pressão alta emagrece?
Quem é o mais forte do universo Harry Potter?