Apesar da gravidade do problema, a DPAC tem cura. Uma das principais responsáveis pela pesquisa da terapia para o distúrbio no Brasil, a fonoaudióloga Liliane Desgualdo conta que o tratamento consiste em dar às pessoas os sons que elas deveriam ter ouvido durante as fases de desenvolvimento do processamento auditivo.
A Desordem de PAC é tratado por uma equipe de profissionais (fonoaudiólogo especializado, neurologista e psicopedagogo). O treinamento auditivo feito em cabine acústica pelo fonoaudiólogo traz benefícios mais rápido e eficaz porém não é todo fonoaudiólogo quem faz.
Segundo Carla, os principais sintomas do DPAC são a dificuldade de memória de curto prazo, falta de entendimento, pouca concentração e incapacidade de leitura e escrita. Passando por um processo de reeducação, no entanto, os estudantes desenvolvem rotas alternativas de aprendizado.
A seguir, veja quais são os principais sintomas apresentados por quem sofre com o DPAC:
As causas e o diagnóstico do DPAC Comerlatto lista os principais sintomas que podem ser percebidos na criança com DPAC: 1 - Dificuldade de memorização em atividades diárias. 2 - Dificuldades acadêmicas para ler e escrever. 3 - Fadiga atencional em aulas ou palestras.
O PAC alterado ou a desordem do Processamento Auditivo Central não significa falta de audição ou problemas nela e sim uma determinada dificuldade em processar e interpretar o estímulo auditivo que foi detectado pelo ouvido, e normalmente pode vir junto com um Déficit de Atenção.
As causas do DPAC podem ser variadas e muitas vezes desconhecidas, contudo as mais comuns são de origem genética, otites de repetição, lesões cerebrais por anóxia ou traumatismo craniano, presença de outros distúrbios neurológicos, atraso maturacional das vias auditivas do Sistema Nervoso Central ou por envelhecimento ...
A avaliação do PAC é realizada com crianças a partir dos 6 anos de idade e irá permitir analisar e diagnosticar como o cérebro está interpretando a mensagem recebida.
Esses exames são feitos pelo fonoaudiólogo. Havendo confirmação do diagnóstico, o tratamento é feito por meio de terapias fonoaudiológicas, que deverão ser focadas na estimulação auditiva e da linguagem.
O exame para detectar o DPAC é realizado em cabine acústica e, durante a avaliação, o profissional também utiliza o audiômetro (instrumento elétrico capaz de medir os limites de audição) e um tocador de CD e/ou MP3 player, para a realização dos estímulos acústicos necessários.
Como afastar energias negativas do corpo?
Como tirar o cabeçalho de apenas uma página?
Como retirar os gomos da laranja?
O que mantém o tônus muscular?
Como preparar os grãos para se livrar das lectinas?
O que fazer quando aparece deseja permitir que este aplicativo faça alterações no seu dispositivo?
O que faz a necessidade de capital de giro NCG diminuir?
Como trabalhar os descritores de matemática em sala de aula?
Como programar o celular para desligar sozinho?
Quem são todos os profissionais da educação?
Como conseguir falar com o Maurício de Sousa?
Qual o tamanho ideal para uma cozinha americana?
Como deixar uma tela no projetor e outra no PC?
Qual a função de uma placa de circuito impresso?