Para isso, é preciso seguir dois tipos de tratamento: suporte e medicamentoso. O tratamento suporte consiste em proporcionar conforto ao cavalo com o uso de palmilhas e ferraduras específicas, camas aconchegantes para descanso, crioterapia (terapia com gelo nas patas acometidas) e repouso abundante.
Sinais clínicos
A causa principal da laminite são os distúrbios do metabolismo do animal. Afetando o organismo como um todo, comprometendo principalmente a circulação sanguínea. Seu desenvolvimento ocorre com a falta de sangue em algumas regiões.
Para prevenir essa doença, os médicos veterinários devem ficar atentos ao manejo alimentar, fazendo uso de uma dieta equilibrada, exercícios controlados e patologias relacionadas à laminite.
Mecânica: animais submetidos à atividade física intensa ou em piso inadequado podem desenvolver o quadro, que também pode ocorrer quando apresentam claudicação ou problemas de apoio em um dos membros, desenvolvendo a laminite no membro contra lateral pelo esforço.
Para prevenir essa doença, os médicos veterinários devem ficar atentos ao manejo alimentar, fazendo uso de uma dieta equilibrada, exercícios controlados e patologias relacionadas à laminite.
O tratamento é baseado no uso de drogas antimicrobianas que atuem diretamente sobre o parasito. Os antimicrobianos encontrados no mercado veterinário são a base de Diclazuril, Ponazuril ou Nitazoxanide e são importados. São vendidos em pasta e com dosadores para o peso do animal.
Pelo fato do casco ser uma estrutura extremamente importante para a sustentação de peso e locomoção dos cavalos, a laminite pode trazer uma série de prejuízos aos criadores. Dentre as principais perdas, podemos destacar o baixo desempenho dos animais atletas, gastos com medicamentos e cuidados especiais com acompanhamento de perto.
O diagnóstico da laminite em equinos pode ser feito através dos exames físicos e da anamnese do animal, relatada pelo proprietário. No exame físico é possível notar os sintomas citados acima associados com a queda de desempenho do animal na rotina.
Confira a seguir quais são as principais causas da laminite, as condições que predispõem o desenvolvimento dessa doença, os sinais clínicos, prevenção e o tratamento da laminite.
A Laminite aguda (nas primeiras 48hs, ou antes que a falange distal rote), deve ser tratada com: - Ferradura em forma de coração para ajudar a evitar a rotação da falange. Mantendo um manejo correto em relação à alimentação, exercícios e patologias relacionadas, podemos diminuir muito as chances de ocorrer a Laminite.
Como transferir carga de um celular para outro?
Como resolver o fluxo de caixa?
O que iria acontecer se o Pinóquio disser Meu nariz vai crescer agora?
Como copiar automaticamente dados de outra planilha?
Como é feito o orçamento federal?
Como o gás natural é classificado?
Como transferir de um banco para o Nubank?
Como resolver divisão com parênteses?
Como a máquina de lavar sabe o nível da água?
Como transferir jogo de uma conta para outra Xbox One?
Como é a regionalização do mundo atual?
Como diminuir a condutividade elétrica da água?
Como é feito o pagamento da Loggi?
Qual a importância da propaganda durante a ditadura?
Como transferir dados de um celular Samsung para LG?