Para isso, é preciso seguir dois tipos de tratamento: suporte e medicamentoso. O tratamento suporte consiste em proporcionar conforto ao cavalo com o uso de palmilhas e ferraduras específicas, camas aconchegantes para descanso, crioterapia (terapia com gelo nas patas acometidas) e repouso abundante.
Sinais clínicos
A causa principal da laminite são os distúrbios do metabolismo do animal. Afetando o organismo como um todo, comprometendo principalmente a circulação sanguínea. Seu desenvolvimento ocorre com a falta de sangue em algumas regiões.
Para prevenir essa doença, os médicos veterinários devem ficar atentos ao manejo alimentar, fazendo uso de uma dieta equilibrada, exercícios controlados e patologias relacionadas à laminite.
Mecânica: animais submetidos à atividade física intensa ou em piso inadequado podem desenvolver o quadro, que também pode ocorrer quando apresentam claudicação ou problemas de apoio em um dos membros, desenvolvendo a laminite no membro contra lateral pelo esforço.
Para prevenir essa doença, os médicos veterinários devem ficar atentos ao manejo alimentar, fazendo uso de uma dieta equilibrada, exercícios controlados e patologias relacionadas à laminite.
O tratamento é baseado no uso de drogas antimicrobianas que atuem diretamente sobre o parasito. Os antimicrobianos encontrados no mercado veterinário são a base de Diclazuril, Ponazuril ou Nitazoxanide e são importados. São vendidos em pasta e com dosadores para o peso do animal.
Pelo fato do casco ser uma estrutura extremamente importante para a sustentação de peso e locomoção dos cavalos, a laminite pode trazer uma série de prejuízos aos criadores. Dentre as principais perdas, podemos destacar o baixo desempenho dos animais atletas, gastos com medicamentos e cuidados especiais com acompanhamento de perto.
O diagnóstico da laminite em equinos pode ser feito através dos exames físicos e da anamnese do animal, relatada pelo proprietário. No exame físico é possível notar os sintomas citados acima associados com a queda de desempenho do animal na rotina.
Confira a seguir quais são as principais causas da laminite, as condições que predispõem o desenvolvimento dessa doença, os sinais clínicos, prevenção e o tratamento da laminite.
A Laminite aguda (nas primeiras 48hs, ou antes que a falange distal rote), deve ser tratada com: - Ferradura em forma de coração para ajudar a evitar a rotação da falange. Mantendo um manejo correto em relação à alimentação, exercícios e patologias relacionadas, podemos diminuir muito as chances de ocorrer a Laminite.
O que significa vale da morte?
Quais os passos para o desenvolvimento do Processo de enfermagem?
Qual a função da vidraria condensador?
O que quer dizer os números da pressão arterial?
Como saber o número do CPF do meu filho?
O que vem na pizza napolitana Pizza Hut?
Qual a reação da vacina BCG em recém-nascido?
Como ativar teclado flutuante?
Qual o sinônimo de mal criado?
Quantos Pokémons iniciais existem?
Como é feito o diagnóstico de policitemia vera?
Qual a coisa mais dolorosa que um ser humano pode sentir?
Qual a diferença de obsolescência programada e perceptiva?
Como tirar mancha de limpa alumínio do piso porcelanato?