A forração, além de manter o ambiente limpo, é um dos itens favoritos dos gerbils! Eles adoram cavar, enterrar e brincar em sua gaiola. Por isso, faça uma camada bem caprichada. O substrato deverá ser limpo de uma a duas vezes por semana, de acordo com a necessidade do animal.
Subindo na mão e no ombro - Como ensinar
Temos que partir da premissa que gerbis são onívoros, ou seja, eles comem alimentos de fonte animal e vegetal. Com isso já temos uma dica do que dar pra eles. Além das sementes e da granola, você também deve oferecer alimentos naturais uma vez por semana ou a cada 15 dias.
NUNCA SEPARE O PAI DA NINHADA! Ele ajuda a fêmea a cuidar dos filhotes e nunca, NUNCA irá matar os bebes. Não se preocupe pois os gerbils são diferentes dos hamsters e o casal deve sempre ficar unido, pois se você deixar a fêmea criar os filhotes sozinha ela pode não dar conta e alguns podem morrer de fome ou frio.
O preço do Esquilo-da-Mongólia pode variar entre R$20 e R$40.
O mais indicado é um produto chamado corn cob, mas ele não é vendido no Brasil. Os criadores costumem cobrir o chão da gaiola com maravalha, uma espécie de serragem. É preciso observar se a forração não contém pinus ou cedro, pois essa composição pode causar problemas respiratórios aos gerbils.
Solução: Você pode oferecer pedaços de papel higiênico, colocados diretamente dentro da casinha.. Se não resolver, o negócio é retirar a casinha sempre que for dormir e colocar ela novamente no outro dia. Esse é o principal problema dos gerbils em gaiolas.