A romã gosta muito de luz, pelo menos de duas a quatro horas por dia, e a luminosidade intensa é indispensável para sua floração e frutificação abundantes. Pensando nisso, coloque o vaso em sacadas ou próximo a uma fonte de luz natural (como uma janela), em local arejado.
A poda de manutenção da romã pode ser feita facilmente com uma tesoura afiada cortando-se os galhinhos que saem da zona não desejada do tronco ou da copa, cuja melhor forma é a forma da copa triangular. As Podas mais drásticas devem ser feitas no final do inverno.
Pés de romãs amam o sol e só dão frutos quando recebem a quantidade suficiente de sol. Se não tiver um local no seu quintal em que bata sol constante durante o dia, escolha o que tenha menos sombra. Escolha um solo que drene bem. Pés de romã não se dão bem em solos alagados (conhecidos como charcos).
Mas é preciso que a planta esteja em área onde há incidência de luz solar, pois a romanzeira exige, pelo menos, 6 horas de sol por dia para produzir bem, além de temperatura superior a 30 C.
Após implantadas, as romãs poderão produzir alguns frutos no segundo ou terceiro ano, caso propagada por estacas. Geralmente atingem boa produção comercial em 5 à 6 anos. No décimo ano, as árvores devem ser estabelecidas e a produção geralmente aumenta para 1 frutos por árvore.
Púnica granatum L romanzeira, romãzeira, romeira. Púnica granatum L. Características morfológicas: Árvore de 6-10 m de altura.
Separe as sementes e retire delas toda a fruta que fica em volta, a polpa vermelha, e plante-as em solo bem drenado, úmido e com alto teor de matéria orgânica, em buraquinhos de meio centímetro de profundidade. Recubra as sementes levemente e mantenha a umidade do vaso de forma a não secar a terra nem encharcar.
Rica em ferro, cálcio, vitamina C, magnésio, manganês e, principalmente, zinco – que ajuda muito na imunidade do organismo -, a romã é uma boa pedida para quem deseja manter a saúde em dia sem sair de casa.
"Some-se que a romãzeira sofre muito com a incidência de antracnose durante a florada, doença que impede o pegamento dos frutos", acrescenta. Ainda é necessário, segundo ele, observar a presença de insetos polinizadores, responsáveis por um melhor pegamento das flores.
Há vários jeitos de se plantar um pé de romã: a partir de mudas, a partir de brotos, ou sementes. Semear romãs não garantirá obtenção de certa variedade e será preciso esperar de 3 a 4 anos para que o pé comece a produzir frutos. Se quiser saber como fazer com que sementes de romã germinem, clique aqui.
Uma das frutas mais apreciadas no mundo, especialmente em certas festividades durante o ano, é a romã. De gosto peculiar, a romã é realmente bem saborosa, mas, muitos não sabem como proceder na hora de plantá-la. Então, vamos aprender como cultivar um pé de romã, seja por muda, ou não?
Escolhida a variedade de romã que você vai plantar, uma das melhores opções é comprar mudas dela, já que o crescimento, dessa forma, será mais rápido. Existem viveiros de plantas por aí que vendem essas mudas, sendo fáceis de encontrar. Obviamente escolha uma variedade de romã comestível, caso queira se alimentar do fruto.
O solo mais apropriado para cultivar a romã deve possuir grande parte de matéria orgânica.
Como desativar legenda instantânea PC?
Como Passar conta Gmail para Hotmail?
Pode pranchar o cabelo com queratina?
O que é autorização de transporte escolar?
Como passar as orações para a voz passiva?
Quanto custa para morar em um condomínio?
Quando a abóbora está pronta para ser colhida?
Como envernizar Mesas e cadeiras?
O que é segregação de receitas no Simples Nacional?
Como funciona becas Santander?
Como foi renomeado o Cabo das Tormentas?
Como promover o Instagram para ganhar seguidores?
Tem algum remédio para emagrecer para quem amamenta?
Qual a quantidade máxima de amigos no Pokémon GO?
Pode passar verniz em cima do outro?
Qual o significado de Cram Down e como se aplica?