O tratamento é cirúrgico. Pé torto congênito é uma doença que envolve malformação óssea, ligamentar, articular e muscular. O diagnóstico pode ser feito ainda na barriga da mãe, durante a gravidez, por meio do ultrassom, ou ao nascimento.
O pé torto posicional pode ser corrigido mediante imobilização das articulações com gesso e uso de fisioterapia para esticar o pé e o tornozelo. O tratamento precoce com imobilização é benéfico no caso do pé torto verdadeiro, mas cirurgia, frequentemente complexa, também é geralmente necessária.
Como melhorar a postura através da pisada?
Tratamento para pé torto congênito O principal método de manipulações para tratamento de pé torto é conhecido como método de Ponseti, que envolve a manipulação das pernas da criança pelo médico ortopedista e a colocação de gesso a cada semana durante cerca de 5 meses para alinhamento correto dos ossos do pé e tendões.
A primeira consulta com o ortopedista pediátrico deve acontecer por volta dos 2 anos, ou antes, a pedido do pediatra. Andar descalço em superfícies diferentes, correr, brincar e usar sapatos confortáveis, sem salto, também ajudam a “moldar” o pé. A maioria das crianças não apresenta sintomas, além do pezinho plano.
O uso de botas ortopédicas convencionais é controverso, mas está indicado nos casos onde a criança apresenta alguma deformidade congênita dos pés. As botas neste caso são utilizadas como parte do tratamento.
Andar com os pés para dentro é uma situação muito frequente entre as crianças mais pequenas. Na maior parte das vezes, isso deve-se apenas a uma postura incorreta. As alterações da marcha são uma das questões que muito preocupam os pais.
E tem como evitar o problema? A médica dermatologista Livia Pino, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e pós-graduada em Dermatologia pela Policlínica Geral do Rio de Janeiro, comenta que os pés (assim como as mãos) não têm pelos e, por isso, falta a lubrificação natural da pele, deixando-os naturalmente mais ressecados.
Sara Bragança, médica pós-graduada em Dermatologia, explica que existem diversas causas para os pés ressecados. Dentre as mais comuns estão: andar descalço, uso frequente de sapatos abertos, obesidade, problemas vasculares, micoses, falta de hidratação, hipotireoidismo.
É possível corrigir os pés tortos desde que o tratamento seja iniciado rapidamente. A idade ideal para se iniciar o tratamento é controverso, sendo recomendado por alguns ortopedistas que o tratamento seja iniciado logo após o nascimento, e por outros que seja iniciado apenas quando o bebê completar 9 meses ou quando tiver cerca de 80 cm de altura.
Como se escreve 2 milhões em algarismos romanos?
Como provar as propriedades dos conjuntos?
Como se escreve 20 2 em inglês?
Quanto posso pedir de indenização por cobrança indevida?
Quais os direitos do pai ausente?
Como se escreve 1000 em algarismo indo-arábico?
Como comprovar que meu nome foi negativado?
O que fazer para proteger a sua imagem digital?
Como saber se um vetor e ortogonal a uma reta?
Como aprender a amar seu marido?
Como comprovar pedido de demissão?
Qual o valor de uma multa por desvio de função?
Qual banco tem a menor taxa para consignado?
Qual o valor normal de basófilos?