O valor correspondente à indenização em decorrência de sinistro de bens do Ativo Imobilizado será tratado, contabilmente, como outras receitas operacionais. Contabilmente, o bem sinistrado será baixado do patrimônio, e a contrapartida será registrada na conta Ganho ou Perda de Capital, na conta de Resultado.
No programa do imposto de renda 2020, as indenizações de seguro devem ser informadas na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, sob o código 03 - Capital das apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado, prêmio de seguro restituído em qualquer caso e pecúlio recebido de entidades de previdência privada ...
Na prática, deve se registrar o valor do prêmio pago a débito da conta "Prêmios de Seguro a Apropriar (AC)" contra uma conta do grupo "Ativo Circulante (AC)" caso seja pago à vista, ou, em uma conta do grupo "Passivo Circulante (PC)" caso seja pago parceladamente.
Quando a empresa perde um bem do seu Ativo Imobilizado (AI) em decorrência de sinistro, o valor correspondente será considerado como ganho ou perda de capital, conforme a apuração do valor líquido contábil do bem seja negativo ou positivo, respectivamente.
A apropriação contábil das despesas com seguros deve ser feita em função do prazo da cobertura prevista na apólice correspondente. A contabilização em conta representativa de custo ou despesa se verifica através de quotas mensais.
24 curiosidades que você vai gostar
Os seguros funcionam da mesma forma que assinaturas de jornais ou pagamento de alvará por exemplo. Na contratação do seguro temos: D - Seguros a apropriar ou Prêmio de Seguros (dentro do grupo despesas do exercício seguinte no ativo circulante) R$ 5.000,00. C - Seguros a pagar (passivo circulante) R$ 5.000,00.
O registro contábil da baixa dos bens obsoletos ou sucateados será um débito na conta de depreciação acumulada e um crédito na conta do custo do bem, cujas contrapartidas serão lançadas em uma conta de resultado do período que irá registrar o valor líquido do bem baixado.
Venda. A alienação por meio da venda é o modelo mais comum de baixa de um ativo imobilizado, procedimento que deve ser feito com a utilização de todos os documentos capazes de comprovar e apurar o resultado real, seja relativo ao ganho ou perda na operação.
A baixa do ativo imobilizado normalmente não ocorre quando ele é considerado totalmente depreciado, ou seja, o seu valor na contabilidade chegou a zero. Este item só terá a baixa contábil quando ele definitivamente não fizer mais parte do patrimônio da empresa.
Qual a quantidade que um cachorro deve comer por dia?
O que é revitalização de plásticos?
Para que serve o overclock no processador?
Quais os tipos de Microagulhamento?
Quais são os resíduos de Classe 2?
Quantos núcleos tem o Celeron?
Qual a função do travessão duplo?
Qual o objetivo da reabilitação?
Quais são os tipos de assédio moral existentes?
Qual substantivo de macarronada?
Quanto tempo o ipê fica florido?
O que significa Ayla na Bíblia?
Como lavar toalhas de banho na máquina para ficarem macias?
Quando Hope ativa o lado vampiro?
O que posso comer com quatro meses de bariátrica?
Qual a diferença de viscose e poliéster?
Qual é o villager que vende name tag?