Como contabilizar recebimento de sinistro de veículo?

Pergunta de Leandro Lourenço de Cardoso em 27-05-2022
(58 votos)

O valor correspondente à indenização em decorrência de sinistro de bens do Ativo Imobilizado será tratado, contabilmente, como outras receitas operacionais. Contabilmente, o bem sinistrado será baixado do patrimônio, e a contrapartida será registrada na conta Ganho ou Perda de Capital, na conta de Resultado.

Como contabilizar o recebimento de sinistro?

No programa do imposto de renda 2020, as indenizações de seguro devem ser informadas na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, sob o código 03 - Capital das apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado, prêmio de seguro restituído em qualquer caso e pecúlio recebido de entidades de previdência privada ...


Como contabilizar o recebimento de seguro?

Na prática, deve se registrar o valor do prêmio pago a débito da conta "Prêmios de Seguro a Apropriar (AC)" contra uma conta do grupo "Ativo Circulante (AC)" caso seja pago à vista, ou, em uma conta do grupo "Passivo Circulante (PC)" caso seja pago parceladamente.

Como contabilizar baixa de imobilizado por sinistro?

Quando a empresa perde um bem do seu Ativo Imobilizado (AI) em decorrência de sinistro, o valor correspondente será considerado como ganho ou perda de capital, conforme a apuração do valor líquido contábil do bem seja negativo ou positivo, respectivamente.

Como lançar seguro de veículos na contabilidade?

A apropriação contábil das despesas com seguros deve ser feita em função do prazo da cobertura prevista na apólice correspondente. A contabilização em conta representativa de custo ou despesa se verifica através de quotas mensais.

? Sinistro de Automóvel como Funciona no Seguro?


24 curiosidades que você vai gostar

Como lançar seguro no balanço patrimonial?

Os seguros funcionam da mesma forma que assinaturas de jornais ou pagamento de alvará por exemplo. Na contratação do seguro temos: D - Seguros a apropriar ou Prêmio de Seguros (dentro do grupo despesas do exercício seguinte no ativo circulante) R$ 5.000,00. C - Seguros a pagar (passivo circulante) R$ 5.000,00.

Como contabilizar baixa de imobilizado?

O registro contábil da baixa dos bens obsoletos ou sucateados será um débito na conta de depreciação acumulada e um crédito na conta do custo do bem, cujas contrapartidas serão lançadas em uma conta de resultado do período que irá registrar o valor líquido do bem baixado.

Como fazer a baixa do ativo imobilizado?

Venda. A alienação por meio da venda é o modelo mais comum de baixa de um ativo imobilizado, procedimento que deve ser feito com a utilização de todos os documentos capazes de comprovar e apurar o resultado real, seja relativo ao ganho ou perda na operação.

Como ocorre a baixa de um ativo imobilizado?

A baixa do ativo imobilizado normalmente não ocorre quando ele é considerado totalmente depreciado, ou seja, o seu valor na contabilidade chegou a zero. Este item só terá a baixa contábil quando ele definitivamente não fizer mais parte do patrimônio da empresa.



Outras questões

Quais os elementos de uma justificativa?

Como usar até então?

O que é firewall de proxy?

Porque a certificação ISO é importante?

Em que ano terminou a ditadura militar?

É possível usar o Kinect no PC?

Pode tomar omeprazol à noite depois de comer?

Por que o cloreto de sódio NaCl se dissolve em água?

Qual é a diferença de um compressor rotativo para um convencional?

Qual é a melhor plataforma Hotmart ou Eduzz?

Quem é o vilão mais forte de Boku no Hero?

Quanto custa usufruto?

Como funciona o agravo em recurso especial?

Como viabilizar a proposta de intervenção?

O que ajuda o folículo a romper?

Quem dos membros do BTS tem tatuagem?

Qual o objetivo da frenectomia?

Como fazer tinta de pintar o rosto?

Como funciona o processo de execução de título extrajudicial?

Qual foi a primeira música cantada no Brasil?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com