O construtivismo é uma escola estética, ou seja, é uma nova forma de interpretar a arte, de produzir a arte (com novas ferramentas, novos objetivos e novos cânones artísticos), de modo que ela representa uma revolução conceitual e técnica da arte.
O construtivismo como é conhecido hoje no Brasil surgiu a partir dos estudos da psicolinguista argentina Emilia Ferreiro sobre a obra de Jean Piaget. Em sua obra mais conhecida, Psicogênese da Língua Escrita, de 1984, a autora defende uma alfabetização ativa, baseada no questionamento do que está estabelecido.
O aprendizado pela prática Se outros métodos incentivam os alunos a ler textos muito simples ou simplificados para fins didáticos, e a escrever textos também muito curtos e bem simples para evitar erros, na alfabetização construtivista os alunos serão incentivados a interagir com textos simples, porém autênticos.
Principais características de uma escola construtivista Diferente da teoria tradicional, o construtivismo promove uma relação professor-aluno menos determinista. O professor é um mediador do aprendizado e a criança pode formular hipóteses e se expressar ao longo do processo educativo.
Vem de Piaget a idéia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista.
Movimento artístico de vanguarda, o construtivismo surgiu na Rússia, no início do século XX, e se estendeu pela Europa. ... Segundo o escultor Gabo, "a arte não é apenas prazer, é uma atividade criadora da consciência humana da qual deriva toda criação espiritual".
Construtivismo. O Construtivismo pode ser caracterizado como uma corrente de pensamento que ganhou espaço, especialmente no campo das teorias pedagógicas, inspirada na obra de Jean Piaget (1896-1930), biólogo suíço reconhecido por dedicar sua obra ao entendimento dos processos de aquisição do conhecimento humano.
Voltando à pergunta do parágrafo inicial, podemos sistematizar que o construtivismo é uma posição compartilhada por tendências de pesquisa psicológica e educativa com foco em como a inteligência é construída.
Uma das teorias mais importantes na educação, a Teoria Construtivista, surgiu no século XX, a partir das experiências do biólogo, filósofo e epistemólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), o qual observando crianças desde o nascimento até a adolescência - como um
Construtivismo não deve ser confundido com construcionismo, pois o último na verdade rejeita tanto o conceito de sujeito construtor quanto o realismo. A ideia de que o sujeito é ativo na construção de suas hipóteses acerca do objeto do conhecimento tem uma longa tradição filosófica.
Por que a doença se chama amarelão?
A que idade se pode andar no banco da frente?
Qual a cerveja mais indicada para diabéticos?
Porque o homem não aceita a separação?
Como saber quanto tempo passo no instagram?
Quanto custa um advogado de imigração no Brasil?
O que é a marca na testa do Tanjiro?
Como é o clima em Portugal no mês de Novembro?
Quais hábitos que devemos evitar para não atrapalhar nos nossos estudos?
Qual foi a contribuição lexical dos árabes na língua espanhola?