É aconselhável sempre passar uma flanela levemente umedecida no corpo do violão, incluindo o braço. O suor das mãos também acelera o processo de oxidação, por isso, sempre depois de tocar, passe uma flanela seca nas cordas. Isso vai evitar a corrosão. Serve também para a hora da troca das cordas.
* Coloque alguns pacotinhos de Silica Gel (anti-umidade) próximo às cordas, no mesmo local onde você guarda sua guitarra (geralmente dentro do case ou da bag). Isso vai afastar a umidade e impedir a oxidação. * Algumas pessoas recomendam o uso do WD-40 para limpar as cordas da sua guitarra.
Se você tem o costume de tocar o seu instrumento todos os dias, provavelmente terá que trocar suas cordas no mínimo de mês em mês para que consiga aproveitar o melhor timbre do seu violão/guitarra. Já para aqueles que tocam ocasionalmente o seu instrumento, recomenda-se que troque as cordas de dois em dois meses.
Vale lembra que cordas de qualidade inferior como Dominante brasileira ou Paganini são de aço. Elas tem menor flexibilidade e se passar 1 tom que seja, vai estourar com certeza. Já cordas de Perlon como a Tônica, mesmo que você passe um pouco, ela dificilmente vai estoura.
Nesse caso, você teria que trocar de cordas a cada dois ou três meses. Mas como sabemos que nem todos tem condições de trocar de cordas mês a mês, o ideal é fazer isso ao menos a cada dois meses. Agora, se você toca em shows, na igreja, etc., é ideal mesmo trocar as cordas da guitarra ou violão mensalmente.
É importante observar alguns cuidados com o violão, pois isso ajuda a conseguir sempre o melhor som que ele pode oferecer. Por esse motivo, é preciso saber como limpar as cordas do instrumento corretamente, o que é fundamental para a sua preservação.
Saber o nome das cordas do violão é um assunto que pode deixar muitos iniciantes um pouco confusos, principalmente na hora de fazer a troca das cordas, devido a necessidade de colocá-las na ordem correta e também no momento de afinar o violão.
O óleo ou a cera de carnaúba são boas opções caso o violão seja feito de material mais rústico. Eles ajudam a hidratar o instrumento, previnem o acúmulo de poeira e deixam a sua cor renovada.
Uma maneira de se referir as 3 primeiras cordas finas do violão (agudas) é chama-las de “cordas primas”. E as 3 cordas mais grossas (graves) chamamos de “bordões” . Nomes da Corda do Violão – Cordas Primas e Bordões.
Qual o valor da passagem do trem RJ?
Qual a concepção de ideologia para Louis Althusser?
Como saber se a conjunção pois é explicativa ou conclusiva?
Quem toma Xarelto pode tomar café?
Quais são os tipos de maníacos?
Pode fazer exame de sangue 2 vezes na semana?
Quantos cromossomos tem o óvulo?
Como manter um relacionamento com um dependente químico?
Quais fatores ambientais afetam a diversidade dos microrganismos no solo?
Para que serve o neurotransmissor glutamato?
Como classificar software na contabilidade?
Qual foi a maior erupção do vulcão Kilauea?