Como ganhar dinheiro para o grêmio estudantil? Evidentemente, algumas ações planejadas pelos alunos do grêmio podem precisar de dinheiro, como pintar a quadra ou instalar um sistema de rádio na escola. Nesse caso, a moçada pode requisitar a verba para a gestão ou então arrecadar.
De maneira direta, o papel do grêmio estudantil é dar voz ao interesse dos estudantes no âmbito educacional, cultural, cívico, desportivo e social. Ele é responsável também por organizar eventos, festivais e promover debates sobre temas relevantes para o desenvolvimento estudantil e pessoal dos alunos.
“A formação do Grêmio Estudantil deve ser resultado da motivação e iniciativa do aluno sobre a importância deste colegiado e, fundamentalmente, pelo incentivo, estímulo e conhecimento transferido pelos gestores das unidades escolares.
A aprovação do Estatuto, a escolha dos dirigentes e dos representantes do Grêmio serão realizadas pelo voto direto e secreto de cada aluno, observando-se, no que couber, as normas da legislação eleitoral.
Grêmio Estudantil é a representação dos estudantes diante da direção da escola. É uma forma dos jovens se posicionarem a respeito do que eles acham importante. O Grêmio é formado por um grupo de alunos eleitos pelos seus colegas.
- Campanha do agasalho, alimento etc. - Reciclagem de lixo. - Campanhas de prevenção (gravidez precoce, drogas etc.) - Concursos de desenhos, pintura e poesias.
O grêmio pode promover ações, projetos, eventos, cursos, debates, palestras, campeonatos, concursos, ... na área social, cultural, esportiva, educacional, política e comunicativa.
É possível utilizar os recursos para organizar e promover atividades ou eventos do Grêmio. Como por exemplo, comprar um computador para a sala do grupo, promover uma excursão para um museu, entre outros. Nenhum membro do Grêmio pode ser remunerado. A participação é voluntária!
Para formar o grêmio são necessários 5 passos: 1º Passo: O grupo interessado em formar o grêmio deve comunicar a direção escolar, divulgar a proposta na escola e convidar os alunos interessados e os representantes de classes para formar a Comissão PRÓ-GRÊMIO.
Cabe ao conselho zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas.
Se você já fez parte do Grêmio Estudantil, deve se lembrar de como foi um período importante, em meio a diversas atividades. Agora se você não fez parte e deseja saber como funciona, continue lendo o texto.
Fazer parte do Grêmio da sua escola é uma forma de participar ativamente da sociedade. Esta é uma verdadeira experiência de cidadania, pois se aprende coisas na prática. Como organização financeira, falar em público, tomar decisões, lidar com diversas opiniões, expor suas ideias, protestar e organizar eventos.
Como organizar o Grêmio Estudantil da sua escola? Primeiro você deve constituir uma comissão Pró-Grêmio, formada por alunos representantes de turma ou escolhida entre seus pares. Essa comissão Pró-Grêmio deverá realizar um estatuto e organizar uma Assembleia Geral de Alunos.
O Grêmio é importante, pois sua principal função é democratizar a escola. Ou seja, torná-la acessível e agradável para todos. Por meio dele, os estudantes ganham voz e conseguem levar reclamações e sugestões aos responsáveis. A diretoria e os professores não percebem problemas comuns da vida do estudante.
Quanto tempo demora um teste de gravidez?
O que os romanos faziam com a arte grega?
Quando vai abrir o Consulado Americano 2021?
Quais são os elementos básicos de um circuito elétrico?
Quanto tempo dura uma aula em Hogwarts?
Como se chama o dançarino popping?
Quais são os 5 princípios da bioética?
Quais são os principais impactos das indústrias no meio ambiente?
Qual é o objetivo do plano de carreira?
O que o suplemento faz com o corpo?
Qual o significado de prantear na Bíblia?