Assim como a introdução, a conclusão deve ser bem planejada. O pregador deve pensar exatamente em qual reação espera dos ouvintes, e então escolher palavras fortes que impressionem o ouvinte. Às vezes, o pregador prepara o sermão e, por falta de tempo, deixa a conclusão para o improviso.
Se achar que algum ponto está sobrando, você tira e se achar que está faltando falar de algum detalhe importante, então, você adiciona ao seu esboço. Considere que a ideia do esboço não é simplesmente para dar segurança ao pregador na hora do sermão.
Eu creio que tenho esse dom, pois meu coração arde quando estou pregando a Palavra do Senhor aos outros irmãos. Porém, ainda tenho um pouco de dificuldades de preparar os sermões. Não sei muito bem como preparar e extrair deles as lições como grandes pregadores fazem com tanta facilidade.
Para que possamos entender melhor um esboço, veremos a seguir como é estruturado um sermão e conhecer suas partes. Como fazer um esboço de pregação passo a passo da melhor maneira, desde a escolha do texto a conclusão e ainda incluindo duas coisas muito importante que muitos não falam.
Vamos a um exemplo prático? Eu escolhi fazer um sermão deste texto: “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne” (Gálatas 5:16). Você deve se perguntar o seguinte: eu conheço o significado de todas as palavras desse texto?
Quais plantas se reproduzem através do caule?
Quais os alimentos que resseca as fezes?
A palavra reencontramos existe?
Qual é o principal forma de População das águas no Brasil?
Quem é o herdeiro Harry Potter?
Tem como Streamar no discord pelo celular?
Qual é o significado de agravou?
Qual o tempo de cura do chapisco?
Qual a finalidade da irradiação de alimentos?
Bronzeamento dura quantos dias?
Quais os prazos dos recursos trabalhistas?
As coordenadas angulares que definem a posição do sol no céu são?
O que é abdome agudo e quais são os cuidados a esse paciente?