O uso da hidroterapia como forma terapêutica data de 2400 aC pela cultura Proto-indiana que fazia instalações higiênicas [3,13]. Era sabido que anteriormente, Egípcios, Assírios e Muçulma- nos usavam a água com propostas curativas [3,7].
No Brasil, a hidroterapia científica teve seu início na Santa Casa do Rio de Janeiro, no ano de 1922, quando sua entrada principal era banhada pelo mar e os pacientes internados realizavam, tanto banhos salgados como doces com a água da cidade.
Existem várias técnicas e exercícios aquáticos terapêuticos de hidroterapia, que devem ser acompanhados por um fisioterapeuta, como por exemplo:
Febres acima de 38 ºC estão contraindicadas para tratamento na piscina terapêutica. Doenças Infecciosas - Devido ao aumento do metabolismo promovido pela temperatura da água e realização dos exercícios, podem favorecer proliferação de bactérias e fungos em qualquer tipo de infecção.
O Método Halliwick foi criado por James McMillan, em 1949, na cidade de Londres.
Em 1930 Dr. Knupfer Ipsen criou a técnica de Bad Ragaz, que com vários estudos, concluiu que a técnica é efetiva para tratamento de pacientes com disfunções neurológicas. Esse procedimento é utilizado com o paciente posicionado em decúbito dorsal, com auxílio de flutuadores ou “anéis” no pescoço, pelve e tornozelos.
O que é? Atividade terapêutica realizada em uma piscina terapêutica aquecida, preparada e adaptada para utilizar os benefícios e efeitos físicos e fisiológicos da água (flutuação e pressão hidrostática) no processo de reabilitação.
A hidroterapia é indicada para todas as áreas da fisioterapia que envolve problemas de ordem traumato-ortopédicos, esportivos, neurológicos, reumáticos, estéticos e etc.
Algumas Técnicas utilizadas dentro da Fisioterapia Aquática são:
Diversas cidades ao longo do século XIX e XX foram assim designadas no processo, segundo a referida autora de legitimação dessa antiga prática da "medicina religiosa". No Brasil, a hidroterapia surgiu como prática da nobreza, com a transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821).
O uso da hidroterapia neste ponto da história prosseguiu com técnicas de tratamento que incluíam lençóis, compressas, fricção fria, banhos sedativos, banhos de rede (“hammock”) e de dióxido de carbono. Em 1830, um silesiano, Vicent Priessnitz, desenvolveu programas de tratamento e usava primariamente banhos ao ar livre.
No Brasil o clima predominante (tropical) não permite temperaturas tão elevadas, deve-se realizar hidroterapia em torno de 30 °C - 32 °C, para que haja um relaxamento do músculo e aumento de flexibilidade sem lesionar a pele com queimaduras.
Hipócrates de Quíos (460-377 a.C.) fez amplo uso da hidroterapia, destacando o papel da pele para a desintoxicação do organismo. Muitos dos procedimentos hidroterápicos fundamentais (vapores, compressas úmidas com água doce ou salgada e mel ou azeite), ainda em uso, já eram utilizados por Hipócrates.
Como está dividido o processo criativo?
Porque os seres humanos andam sobre duas pernas?
Quando a população brasileira vai começar a diminuir?
Quais alimentos possuem bactérias?
Qual as maiores fazendas do Brasil?
Quando a pessoa fala dormindo ela fala a verdade?
Quem elabora os Protocolos Clínicos?
O que diz o princípio de conservação do momento?
Quais elementos sofrem oxidação é quais sofrem redução?
Qual é a flor mais cara do mundo?
Qual a melhor tinta para tirar mofo?
Como fazer amigos depois dos 60 anos?