Vale começar com a leitura de um texto ou notícia, a interpretação de uma imagem, uma roda de conversa inicial. Algo que ajude a contextualizar os estudantes em relação aos conceitos que serão trabalhados naquela aula. “É o que mobiliza o aluno para querer estudar mais”, resume Lilian.
Filmes e documentários são sempre boas opções para diversificar aulas. Muitos alunos conseguem associar melhor o conteúdo quando eles visualizam um exemplo concreto, que muitas vezes pode ser abordado em algum filme ou documentário. Além de ser uma opção de aula diferente e menos cansativa [3].
Como tornar uma aula interessante? Confira 5 dicas!
Ensinar ciências deve partir do conhecimento cotidiano. A ciência está no dia a dia da criança de qualquer classe social., porque está na cultura, na tecnologia, no modo de pensar. Quando se parte do cotidiano conhecido, o aluno se sente motivado a aprender o conteúdo científico.
Desta forma, a Biologia é uma ciência de grande importância, e o seu entendimento e de suas áreas torna-se cada vez mais relevante, pois através destes conhecimentos poderemos, além de entender o funcionamento dos processos biológicos da vida e seus fenômenos, construir uma identidade social.
Veja, a seguir, quais são os quatro momentos principais que uma aula de Ciências deve contemplar: O professor deve começar a aula fazendo um levantamento do que o aluno sabe. “Ou mostrando coisas que o aluno pode não saber diretamente, mas que contam com concepções prévias e podem estar envolvidas na temática”, lembra Lilian.
É o coração da aula de Ciências e deve ocupar a maior parte de seu tempo. Neste momento, o professor deve propor uma atividade para que o aluno possa investigar, usar toda essa curiosidade que foi aguçada, e lidar com os conceitos. Conhecendo seus alunos, vale pensar em atividades que a turma dê conta de produzir em 50 minutos.
“Se você tem uma sequência de dez aulas sobre determinado conteúdo, você pode usar três ou quatro delas para fazer experimentos, construir algo, ir ao laboratório. Outras atividades podem estar relacionadas a um debate, uma argumentação ou pesquisa no meio digital”, sugere a professora. Nem só de produção sobrevive uma aula.
E isso nem sempre consegue engajar os alunos. “O ensino das Ciências deve estar muito focado na investigação”, aconselha. Pode parecer uma afirmação óbvia, mas em muitos casos, os docentes acabam caindo na pegadinha da tradição expositiva e organizam a aula de uma maneira que não permite a exploração pelos alunos.
Quantas pessoas saíram do Egito e foram para a terra prometida?
É cabível a ação privada subsidiária da pública em crimes vagos?
Como ficou o Bolsa Família para 2022?
Qual a melhor farmacêutica do Brasil?
Quanto custa troca de óleo Argo?
Como pagar por aproximação com o celular?
Para que serve o modo Sport do carro?
O que acontece se trabalhar 7 dias seguidos?
Quem é a verdadeira mãe de Maurílio em Império?
Quantos litros de gasolina gasta em 400 km?
Como é chamada a divisão de um livro?
Como é a crise de labirintite?
Quem é diabético pode consumir quinoa?
Qual é a matéria mais difícil da matemática?
Qual a diferença entre IGPM e IPCA?