Deve ser simples e concisa; A hipótese não deve entrar em contradição com o seu enunciado; Em sua formulação evite termos subjetivos, como: bom, ruim, muito, pouco, etc. Seja o mais exato possível.
A hipótese, quando bem elaborada, tem como função nortear o trabalho do cientista, na tentativa de se alcançar uma certeza. Elas ajudam a coordenar fatos que já são conhecidos e conduzem o progresso do estudo, com papel instigador. As hipóteses buscam generalizar, resumir, ampliar os conhecimentos empíricos e promover as inferências.
Como a finalidade da hipótese em trabalhos acadêmicos é ser testada, durante sua pesquisa você terá que provar se sua hipótese é verdadeira, ou até mesmo se ela foi inverídica ou refutada.
A confirmação, se a a sua hipótese está correta ou não, irá acontecer ao final do trabalho. Ou seja, a hipótese permite que as relações entre as variáveis do seu problema de pesquisa sejam estudadas com base nessas premissas e na problematização.
De acordo com as normas da ABNT para trabalhos, a função central da hipótese em uma pesquisa é testar se suas perguntas foram respondidas ao longo do trabalho. Ou seja, você deve comprovar se suas hipóteses estavam certas ou erradas.
Como é o clima em setembro em Gramado?
Quem é responsável pela promoção proteção e recuperação da saúde no espaço de trabalho?
Como concordar com percentual?
Quanto tempo uma pessoa pode ficar apaixonada?
Como fazer para o bebê nascer com olhos claros?
Quanto posso vender um pedaço de bolo?
Por que as lágrimas são salgadas?
Como gerar a guia do seguro desemprego?
Como unir uma coluna a outra no Excel?
Quais são as principais receitas orçamentárias?
Quanto tempo o vírus da gripe fica ativo?
Para que serve o coentro chicória?
O que acontece com as minhas ações se a empresa for vendida?
Quanto tempo leva para se desenvolver um câncer?