Na hora de escolher uma combinação de cores, é preciso avaliar também o tamanho do seu espaço. Cores mais vibrantes, como o vermelho e o laranja, não devem ser utilizados em ambientes pequenos, pois dão a sensação de um lugar ainda menor.
Geralmente, dê preferência por cores neutras, pois elas combinam com a maioria dos tons do ambiente e seus objetos. E quanto a iluminação, cores como branco, creme, amarelo-claro e areia, não ficam apagadas em espaços pouco iluminados. Você também pode testar cores vivas em ambientes de tons neutros.
Você pode combinar uma parede azul com móveis de madeira que tenham uma tonalidade mais neutra, puxando para as tonalidades claras. Pensando em diferentes nuances de verde, se a parede for pintada com um verde mais intenso, é legal que os móveis sejam de madeira mais escura, quase preta, por exemplo.
A cor ideal para cada tom de madeira
Cores como verde e marrom combinam com todos os tons de madeira, justamente por serem cores que remetem a natureza. Já os tons avermelhados são valorizados na presença quente e dinâmica do laranja. E o branco? O branco está liberado para ser utilizado com qualquer tom de madeira.
Por exemplo, se você tem uma lareira, esse é um ponto focal natural embutido que já está presente na sala (não há necessidade de criar algo diferente). Contudo, é possível fazer com que ele ganhe mais destaque, pintando a parede com uma cor diferente das demais. O ponto focal geralmente é a parede atrás do sofá.
Uma solução básica que funciona em praticamente todos os ambientes é utilizar tons bem claros como opções de cores de parede para sala com moveis escuros, como cinza claro, branco, off-white e azul claro.
As cores mais indicadas para combinar com a madeira rústica, são o bege e o branco, os tons neutros contrastam perfeitamente com o tom da madeira, e deixam o ambiente mais clássico e leve, sem deixar o espaço muito carregado.
Usando quase o mesmo esquema da combinação anterior, esta composição consiste nas quatro cores ligadas pelas pontas de um quadrado, sendo assim, de três em três tons seguindo o círculo cromático (deixando sempre a mesma distância). A combinação concede ao espaço uma atmosfera de vivacidade e um toque de descontração por meio de sua paleta colorida.
Mas ao mesmo tempo, precisa ter o bom senso de selecionar cores que combinem entre si, combinem com o estilo da mobília e que satisfaçam suas necessidades. Por exemplo, se você quer um ambiente mais calmo, vai escolher combinações de cores leves, ou se quer que transmita mais movimento, vai escolher cores mais quentes.
Combinação de cores primárias. As cores primárias, que não existem a partir da mistura de outros tons, são responsáveis por criar novas cores a partir de suas junções, formando, dessa forma, as secundárias. Sendo “puros”, como também são denominados, os tons amarelo, azul e vermelho também são usados na decoração de um espaço.
Use a cor com moderação para não trazer sensações de ansiedade ou até mesmo de depressão. A cor do elemento água é indicada para ambientes que buscam transmitir serenidade e relaxamento, por isso, muitas pessoas acabam optando o azul para compor a decoração ou pintar paredes de um quarto.
Como vai funcionar o CBLoL 2021?
Como liberar o acesso no Google drive?
O que posso fazer com 30 mil reais?
Qual melhor escareador para madeira?
Tem internet da TIM para residência?
Como usar 2 monitores placa mãe e placa de vídeo?
Quanto tempo deixar o esmalte em gel na cabine?
Quais os cuidados com cateter nasal?
Como devem ser as escadas extensivas?
Como hidratar o cabelo depois das mechas?
Como habilitar terceiro interessado no PJe TJMG?
Como fazer creme dental com dolomita?
Como higienizar verduras recomendado pela Anvisa?