Selecionar obras de autores negros e com personagens negros, apresentar a trajetória e os aprendizados de personalidades negras da história e da atualidade e valorizar a cultura negra são algumas das ações que podem fazer parte do dia a dia de uma instituição comprometida com o combate ao racismo.
Entre as estratégias utilizadas para estimular atitudes mais inclusivas e o respeito às diferenças, destacam-se debates, brincadeiras, contação de histórias com bonecos, o reconhecimento de situações discriminatórias, bem como a incorporação de narrativas que tragam os negros como protagonistas.
Garantir representatividade de raças e etnias nos espaços coletivos de decisão. Representatividade em espaços coletivos de decisão como conselhos e órgãos colegiados implica em deixar que as minorias nesses locais falem por seus próprios interesses, sem a necessidade de porta-vozes.
Como ajudar a evitar o preconceito em sala de aula: 5 dicas para...
Com efeito, Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações Étnico-Raciais e para o ensino de história e Cultura Afro-Brasileira e Africana: ... A lei deve ser encarada como parte fundamental do conjunto das politicas que visam à educação de qualidade como um direito de todos e todas.
De forma prática, há muitas maneiras de abordar o racismo na escola. “Da mesma forma que pautamos nossas professoras mulheres para falarem sobre feminismo, pautamos nossos professos pretos para falar sobre racismo”, explica Luiza Sassi, diretora geral do Instituto GayLussac, escola localizada em Niterói (RJ).
Trabalhar as relações de racismo não é apenas uma questão de interesse. É obrigação legal desde 2003, quando foi aprovada a lei 10.639, que determinou a inserção de conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares.
E a participação dos pais é de suma importância – seja para ensinar ou para aprender junto com os filhos, apesar das diferentes perspectivas sobre o tema. Existem pais que reconhecem a importância de aprender e combater o racismo ainda na sala de aula, como têm pais que consideram o tema uma “bobagem”.
Procure se aprofundar no tema do racismo com sua turma para ajudar as crianças a entenderem as experiências do dia a dia. Para isso, faça uso de personalidades históricas e eventos marcantes na história da luta racial no Brasil e no mundo.
O que a aranha viúva negra come?
Com quantos meses a barriga de gravida fica dura?
Como escrever milhões por extenso?
O que são sindromes cromossomicas?
Com quantos meses o cachorro troca os dentes?
Quanto de arroz para 20 pessoas?
O que falar de mim na entrevista?
O que um tecnico em telecomunicações faz?
Quais frutas pode comer quem tem colesterol alto?