A forma mais adequada de gelar esse vinho borbulhante é colocar a garrafa no balde com gelo uns 30 minutos antes de abrir. E, ao contrário dos demais vinhos, deve permanecer dentro do baldinho o tempo todo, até a noite ou a conversa terminar.
Sem abrir o vinho, primeiro coloque a garrafa de ponta cabeça dentro do balde, por uns 2 minutos. Só então vire a garrafa de cabeça para cima, mexendo um pouco em sua posição, de vez em quando. Depois de servir as taças, retorne a garrafa ao balde de gelo.
Mas qual a medida indicada para encher a taça? Você pode encher as taças de vinho tinto com até 1/3 do total, as taças de vinho branco com até a metade e vinhos espumantes, como champanhe, com até 3/4 do total da taça.
A resposta para essa questão é sim! Você pode muito bem colocar gelo no vinho, porém, vale ressaltar que ele poderá perder algumas de suas principais características, como o verdadeiro aroma e paladar.
A dica é colocar sempre um pouco de água junto com o gelo, bem como algumas pedras de sal grosso, o qual ajuda a conservar o gelo por mais tempo! Indicado mais para espumantes, como são consumidas mais rapidamente após abertas ou apenas para transporte das bebidas, ele mantém ela gelada por no máximo 30 minutos.
Esta temperatura fresca pode e deve manter-se à mesa, com recurso a um balde com gelo (também conhecido como “frappé”) ou um saco refrigerador. Para servir vinho branco no Inverno, basta uma ou duas horas no frigorífico ou então pode perfeitamente recorrer ao método do balde com água fria e gelo.
Assim que o cliente provar do vinho e assegurar que encontra-se em perfeito estado, deve-se servir o restante da mesa. Uma taça de vinho sempre deverá ser servida acompanhada de outra de água, seja ela gaseificada ou não. Assim que a garrafa terminar, pergunte ao cliente se ele aceita outra.
2- Retorne a garrafa para a posição vertical e resfrie por mais 5 min. Mexa periodicamente a garrafa dentro do balde, para garantir que continue resfriada por inteiro. Para servir, envolva a garrafa com um guardanapo para evitar que pingue, sirva e recoloque a garrafa no balde para mantê-la fria.
Vinhos brancos podem ficar na geladeira por um pouco mais tempo e, os vinhos espumantes, quanto mais tempo gelando, melhor. Se você estiver em um local aberto, na praia ou piscina, por exemplo, tenha um balde de gelo para resfriar os vinhos.
Existem muitos acessórios para vinho e cada enófilo adquire aquilo que lhe for conveniente. Eu sempre digo que, para apreciar um vinho, basta ter um saca-rolhas (este é essencial) e uma boa taça. Se você quer dar um passo a mais, invista em um decanter – seja para aerar os vinhos mais jovens ou separar as borras dos vinhos mais antigos.
Se você estiver em um local aberto, na praia ou piscina, por exemplo, tenha um balde de gelo para resfriar os vinhos. Com uma pequena faca ou a lâmina presente em alguns saca-rolhas, corte a capsula logo abaixo do bico da garrafa, removendo-a por completo.
Como se preparar para o Enem do zero?
Como fazer um jogo americano passo a passo?
O que dizer na hora do amigo secreto?
Quais as etapas da orientação profissional?
Como puxar outro interruptor de luz?
Como estimar o custo de um projeto?
Como criar um compasso caseiro?
Qual o verdadeiro significado de ser pai?
Quando cabe um mandado de segurança?
Como elaborar um plano de comunicação?
O que precisa para fazer uma coluna?
Como se faz um plano de atividades?
O que é um plano de lubrificação?