Não há muito mistério em sua aplicação. Para começar, o especialista explica que o dentista deve realizar a profilaxia na região dos sulcos para, posteriormente, aplicar o ácido que vai correr microscopicamente a superfície do esmalte na área dos sulcos, permitindo que o selante penetre-os, vedando-os.
Os dentistas tipicamente recomendam selantes como uma maneira de proteger os dentes das bactérias que contribuem para a formação de cárie dentária. Na maioria das vezes, o selante é aplicado logo após a erupção do dente, normalmente entre seis e doze anos.
Selantes são resinas fluidas capazes de entrar na cavidade dos dentes, penetrando nos micróporos do esmalte dentário… O selante tem a finalidade de isolar fisicamente a superfície dos dentes do fundo (molares e pré-molares) do meio bucal, preservando a saúde bucal.
Seque bem antes da aplicação do selante. A aplicação do material selante requer que as fóssulas e fissuras sejam preenchidas e o material colocado aproximadamente na metade do plano inclinado da crista da cúspide (Figura 22). Quaisquer bolhas devem ser quebradas antes da polimerização para evitar um defeito.
O selante de cicatrículas e fissuras, quando aplicado na superfície oclusal do dente, forma uma barreira física (obstrução mecânica) entre a superfície dentária exposta e o meio bucal, impedindo a deposição de substrato cariogênico e a consequente colonização bacteriana (CATÃO; RODRIGUES; SILVA, 2012).
Existem dois tipos de selantes à base de resina, com carga e sem carga. Selantes com carga são uma combinação de resinas, produtos químicos e cargas.
O selante dentário é uma barreira protetora aplicada nos dentes das crianças para impedir a presença de alimentos e bactérias que resultam em cárie.
Os selantes mais utilizados na construção civil são de poliuretano, de silicone e de acrílico (foto: Dimik_777/shutterstock) Os selantes são materiais impermeabilizantes que atuam para vedar juntas em fachadas, esquadrias e pavimentos.
Os selantes de cicatrículas e fissuras são um dos tratamentos preventivos mais eficazes, sendo considerados como uma contribuição para a saúde pública. São colocados em zonas que ainda não foram afetadas, mas em risco, devido à retenção de alimentos e biofilme dentário (CATÃO; RODRIGUES; SILVA, 2012).
Em primeiro lugar, os dentes são limpos pelo médico, para garantir que não subsistem quaisquer restos de placa bacteriana ou de alimentos na sua superfície. De seguida, para que o selante se una eficazmente às superfícies dentárias, é aplicado um adesivo no dente que facilita a entrada e a retenção da resina.
A colocação do selante dentário geralmente é indolor e não exige uso de broca ou medicamentos anestésicos. Primeiro, o dentista fará a limpeza da superfície do dente para remover placa e resíduos de alimentos com uma pasta profilática profissional e uma taça de borracha rotatória.
Remineralize os dentes naturalmente. Faça tratamentos de remineralização regularmente durante a rotina de higiene oral, pois isso ajudará a restaurar o esmalte e a combater o desgaste. Consuma gorduras saudáveis, como creme vegetal e óleo de coco, para remineralizar a arcada dentária e promover a restauração do esmalte.
O esmalte protege os dentes contra temperaturas extremas e contra o desgaste. Apesar de conseguir suportar bem o dano e a degradação – o que a dentina não consegue – ele não possui nenhuma célula viva, logo, não consegue reparar qualquer parte que ficar lascada ou quebrada. [1]
Qual vitamina para nervos e músculos?
Quantas cápsulas de colágeno pode tomar por dia?
Quais os 3 tipos de folhetos germinativos?
Como se dá o processo de uniformização?
Quando passar o creme para pentear?
Como era as roupas na Idade da Pedra?
Como você é linda minha querida?
Como dar entrada em um processo?
Como abrir a barra de pesquisa pelo teclado?
Quem tem Parkinson dorme muito?
Por que a maçã não é uma fruta?
O que é a liberdade assistida?
Qual a melhor época para plantar rosas?
O que é atendimento humanizado na área da saúde?
Como falar na 3 pessoa do plural?
Quais são os meios de prova admitidos em direito?