Este método de salga normalmente é utilizado para os queijos do tipo frescal, friccionando o sal no queijo já drenado porém ainda dentro da forma. Primeiramente em um lado, deixando o sal penetrar por alguns minutos, após virar o queijo dentro da forma e friccionar sal do outro lado do queijo.
A salga em salmoura para queijos artesanais consiste na submersão dos queijos em uma solução de água e sal com concentração na faixa de 18 a 20%. Esta condição somada a outros fatores como temperatura de salga e tempo irá permitir a absorção adequada na massa do queijo.
Depois que a água escorrer, deve ser espalhado sal grosso por toda a superfície do queijo. Em seguida, este deve ser mantido por um período de, aproximadamente, 6 h, quando o excesso de sal deve ser retirado. Depois, o queijo deve ser virado e um nova camada de sal espalhada sobre a outra superfície.
Depois de frio leve o queijo para a salmoura. Alguns preferem colocar o sal por cima do queijo, chamada salga á seco. Queijos de 1 quilo deixe 12 horas na salmoura. Se achar que ficou pouco ou muito, regule o tempo para o seu gosto de sal.
Tratamento térmico rigoroso a cada 45 dias, seguido de resfriamento, decantação, filtração e reajuste do teor de cálcio, sal e pH. Substituição da salmoura a cada 4 meses.
Depois de frio leve o queijo para a salmoura. Alguns preferem colocar o sal por cima do queijo, chamada salga á seco. Queijos de 1 quilo deixe 12 horas na salmoura. Se achar que ficou pouco ou muito, regule o tempo para o seu gosto de sal.
A salga (incorporação de sal e nitrato/nitrito), associada à adição de outros ingredientes, pode ser combinada de dois processos: salga seca (sal, açúcar, nitrito/nitrato são adicionados à carne) e salga úmida (os ingredientes são dissolvidos em água, obtendo-se a salmoura).
A salga é responsável por melhorar e realçar o sabor, e ainda disfarça sabores estranhos que possam estar presentes no queijo. Ademais, o gosto lático da coalhada fresca tem seu sabor atenuado, e a lipólise em queijos mofados é mascarada.
Espalhar o sal sobre o queijo Este método de salga normalmente é utilizado para os queijos do tipo frescal, friccionando o sal no queijo já drenado porém ainda dentro da forma. Primeiramente em um lado, deixando o sal penetrar por alguns minutos, após virar o queijo dentro da forma e friccionar sal do outro lado do queijo.
Além de dar sabor ao queijo, a função da salga também é auxiliar na preservação do queijo, inibindo o crescimento de microrganismos, facilitando a saída do soro e a formação da casca. A salga pode ser feita de 3 maneiras:
O queijo deve ser deixado numa área da cozinha onde há boa ventilação e que esteja abrigado da luz e de umidade. Curar é secar, portanto alta umidade não é bem-vinda.
Escolha um queijo mais fresco, que você já tem costume de consumir. Você pode comprar um queijo já curado ou meia-cura, mas aconselho a “começar do zero”, dando sua assinatura ao processo. O queijo deve ser deixado numa área da cozinha onde há boa ventilação e que esteja abrigado da luz e de umidade.
Como usar a ferramenta transparência?
Como fazer um relatório de laboratório simples?
O que é estrutura de uma pesquisa?
Como é feito o sistema de gotejamento?
Como utilizar a lousa no Teams?
Quando Carlisle foi transformado?
Como o Capitão Gancho se tornou do mal?
Onde colocar mídia no aquário?
Como desvincular um número do WhatsApp?
Como usar a nota do Enem para Coimbra?
Qual forma o Brasil foi atingido pelo mercantilismo?
Quando perde a qualidade de segurado para auxílio-doença?
O que é o uso sustentável da natureza?
Como medir o tamanho de um ambiente?
Como usar a máscara de Phi na maquiagem?
Como saber qual o grau de escoliose?
Como não receber mensagem do WhatsApp mesmo estando com a internet ligada?