Use o preme gaxetas para empurrar cada gaxeta para dentro. Quando a câmara estiver cheia, colocar as porcas novamente no lugar e apertar alternadamente até começar a prender a haste. Verificar se a haste não está presa girando-a algumas voltas.
Manutenção da gaxeta Solte as porcas do aperta gaxeta, que é bipartido, empurre as metades para o lado do mancal e em seguida tire o aperta gaxeta. Retire cuidadosamente as gaxetas com auxílio de uma haste flexível, limpe bem o alojamento das gaxetas removendo eventuais resíduos.
Dê uma forma geral a gaxeta funciona como uma junta, porém a gaxeta conta com uma vedação, visto que em alguns casos a mesma trabalha em contato com fluídos e consequentemente necessita de um sistema de vedação, visando dessa forma garantir que o funcionamento das peças irão acontecer de forma correta.
O engaxetamento é um dos principais métodos de vedação entre duas peças unidas uma na outra, e também a forma mais antiga de vedar um eixo rotativo ou alternativo. Basicamente, consiste da compressão de um material resistente, macio e lubrificante dentro do espaço formado pelo eixo e a caixa de vedação do equipamento.
A função da gaxeta é executar a vedação do eixo e carcaça da bomba, em relação ao meio externo, refrigerando o eixo.
Esse gotejamento é necessário para lubrificar as gaxetas e assim evitar que arranhem ou queimem o eixo.
Define-se a gaxeta convencional como sendo um anel usualmente de borracha com lábio ou lábios que fazem a vedação de sistemas hidráulicos ou pneumáticos. A Gaxeta é denominada de vedador automático por sua capacidade de vedar com a própria pressão exercida contra a parede do cilindro da haste ou do embolo.
A função destes últimos materiais que são aglutinados ás gaxetas é torná-las autolubrificadas. Em algumas situações, o fluxo de fluido não deve ser totalmente vedado, pois existe a necessidade de passagem mínima de fluido com a finalidade de auxiliar a lubrificação entre o eixo rotativo e a própria gaxeta.
Sua aplicação ocorre de duas formas: Na aplicação estática, as gaxetas são usadas para vedar uma válvula e evitar vazamentos por meio dela. Assim, é possível prevenir-se quanto a gotejamentos ou qualquer tipo de derramamento visual.
Os tipos mais comuns de gaxeta são os tipo "V" e "U", em borracha nitrílica, que apresentam como deficiência a vedação em baixa pressão, devido a quase nenhuma carga labial, em função da sua forma. Poliuretano na cor Azul, com dureza 90 Shore "A" Poliuretano na cor Verde, com dureza 90 Shore "A"
Elas são instaladas nas chamadas caixas de gaxetas e se conformam em absorção à ação exercida pelo maquinário. Quando pressionamos a sobreposta de um equipamento, por exemplo, ela exerce sobre os anéis uma pressão axial (força de aperto) que os deforma, provocando sua expansão contra o eixo e a caixa de gaxetas.
Por conta disso, é importante verificar, antes de tudo, se os materiais de construção da gaxeta são compatíveis com as temperaturas e pressões às quais serão submetidas. Uma escolha errada nesse sentido pode queimar e carbonizar as gaxetas. E isso as tornaria incapazes de exercerem a função de selabilidade.
Como calcular 44 horas de trabalho de segunda a sexta?
Como usar clareador dental Whiteness Simple 22?
Qual o tom de azul que está na moda?
Como conseguir oferecer frete grátis?
Como a anestesia sai do corpo?
Como liberar o dinheiro do PagSeguro?
Como pode ser classificada a DPOC?
Como advogado peticionar no INSS?
Como podemos classificar o acidente vascular cerebral?
Como classificar a palavra história?
O que aconteceu com o agente Smith?
Quais são as classificações do relevo brasileiro?
Quando e como o agravamento do efeito estufa promove o aquecimento global?