O ideal é que a cadela permaneça com o macho por pelo menos 5 dias ou até que a fêmea não aceite mais o outro animal. Porém, devido a variação da duração de cada estágio do ciclo estral entre as cadelas, essa determinação apenas visual do momento ideal para realização da cruza pode não ser muito confiável.
As cadelas podem ficar prenhas sempre que estão no cio, o que acontece uma vez a cada oito meses. Este período de fertilidade dura até três semanas. Além de poder ficar prenha durante este período, a cadela pode ter conflitos com os machos se não se sentir suficientemente preparada para acasalar.
A fase na qual a cadelinha está apta para a cópula, permitindo a monta, é chamada de estro. ... Ela ocorre entre 5 a 15 dias após o proestro. Nesse momento, alguns sintomas da fase anterior se tornam mais discretos, como é o caso do edema vulvar.
Muitas pessoas acham que quando o cão, seja ele macho ou fêmea, já está maduro sexualmente, ele já pode cruzar. Porém, recomenda-se que, no caso das fêmeas, que elas cruzem apenas após o terceiro cio. Já no caso dos machos, a partir dos 18 meses já é possível cruzar com outra cachorra.
O sangramento dura, em média, nove dias e é nessa fase que as fêmeas começam a ficar atraentes. De acordo com a veterinária Renata Araújo, os cachorros são atraídos pelo cheiro, mas não cruzam, porque a cadela não permite. ;Depois dos nove dias, ela vai começar a aceitar a cruza.
Tinder para pets: apps de relacionamento unem animais de estimação
Como ficar inteligente em 1 minuto?
Porque guardar o cordão umbilical?
Como eliminar bactérias ruins que engordam?
Quais os tipos de sujeito indeterminado?
Como é feita a avaliação de uma empresa?
Como harmonizar a área da prosperidade?
Qual é o melhor site para ganhar dinheiro na internet?
O que é a transferência na psicologia?
O que acontece se a mala for maior?
Quais são os processos envolvidos na morte celular?
Quais são os riscos do meio ambiente?