Lubrificar a sonda retal e introduzir 8 a 10 cm dela no ânus do paciente. Colocar a comadre sobre os pés da cama e após o processo de lavagem/alívio, providenciar a higiene do paciente. Lavar as mãos.
Com o dedo indicador, direcione o supositório através da parede retal (para que a membrana possa absorver o medicamento), por cerca de 8 cm ou no comprimento do seu dedo, até que ultrapasse o esfíncter anal interno; No caso de criança, introduza o supositório apenas até a primeira articulação do seu dedo.
Retire a capa protetora da cânula retal. Após, escolha uma posição para deitar-se, para facilitar a inserção na via retal. Após inserir a cânula, comprima o frasco até expelir todo o conteúdo. Indica-se realizar o processo deitado no chão, sobre uma toalha e no banheiro.
- Orientar o cliente e/ou acompanhante quanto ao procedimento; - Dispor o material próximo ao cliente; - Promover privacidade; - Colocar o cliente em posição de SIMS (decúbito lateral esquerdo, com MIE extendido e MID fletido);
O Enteroclisma é feito com o auxílio de materiais médicos hospitalares. O principal deles é a Sonda Retal, que tem como finalidade aliviar a tensão provocada por gases e líquidos presentes no intestino grosso. É por ele que é introduzido o líquido e a solução laxativa.
Os medicamentos que podem ser administrados por via retal incluem acetaminofeno (para a febre), diazepam (para convulsões) e laxantes (para a constipação). Medicamentos que são irritantes em forma de supositório geralmente precisam ser administrados por injeção.
»Após administrar cada frasco da dieta, correr pela sonda cerca de 20 ml de água filtrada ou fervida (temperatura ambiente) para evitar acúmulo de resíduos e entupimento da sonda; »Manter a pinça da sonda fechada, quando não estiver em uso;+ -
Figura 8: Sonda fixada Observação: - A realização da higiene oral é essencial. -Atenção com irritação do orifício nasal evitando lesões no local. -Em caso da sonda nasoenteral ficar enrolada na boca, deve-se retirá-la imediatamente para que seja repassada a seguir (Figura 9).
A sonda é um instrumento hospitalar indicado para introduzir ou retirar os líquidos do corpo de um paciente. É um dos materiais mais utilizados nos tratamentos dos mais diversos diagnósticos, por isso existem diferentes tipos de sondas de enfermagem e cada um apresenta uma função diferente.
Como transformar RPM para velocidade angular?
O que acontece com o nariz de quem cheira pó?
Como converter metros em pés e polegadas?
Como faço para saber o valor de um processo trabalhista?
Como calcular o juros de um boleto?
Qual é a maior raça de Pitbull?
Como verificar a vida útil do notebook?
Como descobrir o valor de um capacitor SMD?
O que é fração em volume e porcentagem em volume?
Como salvar as perguntas do Google Forms?
Como converter texto em voz grátis?
Como Salvar arquivo de dados no R?
Como calcular a área de um círculo dentro de um quadrado?
Como funciona os pontos do Itaucard?
O que é afinidade da interação antígeno anticorpo e avidez?
Como transformar um texto em vetor no Illustrator?
Qual a diferença da respiração forçada com a respiração tranquila?