f) Órgão da administração (federal, estadual ou municipal) como autor. A entrada da referência é feita pela própria denominação do órgão, quando esta for especí- fica; se a denominação for genérica, inicia-se a referência pelo nome do órgão superior ou pelo nome da jurisdição geográfica à qual pertence a unidade.
1.12 ENTIDADE COLETIVA – EMPRESAS, CONGRESSOS, SEMINÁRIOS, ASSOCIAÇÕES, ORGÃOS GOVERNAMENTAIS, ETC. Entidade: Ministério da Saúde. A citação é feita pela primeira palavra do título, seguido de reticências: Ex: Diagnóstico do setor editorial brasileiro. 2007.
Tipo: se o documento é de autoria da Secretaria de Justiça de São Paulo, a entrada ficará: SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Justiça. Título… 5 Se o autor governamental tem um nome que o identifica, deve-se usar tal nome.
Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
com autor: SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>.
19 curiosidades que você vai gostar
Nome do site (em negrito), ano (caso você não encontre a data de publicação, pode usar o ano de copyright do site, é só necessário escrever a data depois de um “c”). Ementa (descrição da página a qual irá se referir). Disponível em: <URL>. Acesso em: data de acesso.
SOBRENOME, Nome do autor. Título do Artigo: subtítulo se houver. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação.
Para fazer referência do site do Ministério da Saúde no corpo do texto, você deve incluir o nome “Brasil” e o ano de publicação da informação. Veja como fazer conforme os exemplos que preparamos a seguir. Conforme Brasil (2021), um terço da população brasileira encontra-se vacinada.
BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF. _________.
Para publicações em língua estrangeira (livros, periódicos, trabalhos acadêmicos etc.), os elementos das referências devem ser preservados na língua de origem (local, data, edição, editora, título, autoria), com exceção das abreviaturas de volume, número, capítulo e página, em caso de revistas e jornais.
LIVRO: NOME DA ENTIDADE POR EXTENSO. Título. Local de publicação, ano de publicação.
Como citar o site do MEC na bibliografia? BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF.
Brasília, 2002. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP n. 27/2001, de 02 de outubro de 2001.
Plano Nacional de Educação (PNE). Lei Federal n.º 10.172, de 9/01/2001. Brasília: MEC, 2001c. BRASIL.
São Paulo, 1995. __________________. Secretaria Municipal da Administração. Agenda 21 Local.
Autor. Título. Edição (a partir da 2a) Cidade: Editora; ano de publicação.
Título. Local, ano. SÃO PAULO, Prefeitura Municipal de.
Resolução CNE/CEB 2/2001. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de setembro de 2001. Seção 1E, p.
Citação de site x referência de siteNome do autor ou organização;Título da página, matéria, reportagem ou artigo;Dia, mês e ano de publicação (se houver);Endereço eletrônico (entre os sinais <>), depois de “Disponível em:”;Data de acesso ao site, depois de “Acesso em:”.
Você deve colocar em itálico os títulos de trabalhos criativos extensos em seu trabalho, incluindo livros, poemas longos, peças, filmes e programas de televisão, obras de arte ou composições musicais. Se estiver usando o estilo ABNT, você também deve colocar esses títulos em itálico na página da bibliografia.
A NBR 10520 diz apenas que, quando a citação contiver texto traduzido por você, deverá incluir, entre parênteses, a expressão “tradução nossa”. Assim, um exemplo seria: “Não se pode fazer um trabalho acadêmico sobre um autor ou um assunto lendo apenas as obras escritas nas línguas que conhecemos.” (ECO, 2001, p.
Autoria única: Citar o sobrenome do autor seguido do ano da publicação. Quando o sobrenome do autor fizer parte do texto, citar o ano de publicação entre parênteses. Caso contrário, citar ambos o sobrenome e o ano entre parênteses, separados por vírgula.
Ao citar um documento que ainda não foi publicado ou que está em fase de elaboração, indique entre parênteses, após a citação, a fase em que o documento se encontra: no prelo. em fase de elaboração. não publicado.
Quando a data de um trabalho não está identificada, utiliza-se a sigla “s.d.” (sem aspas), que significa “sem data”, logo após a identificação do autor ou trabalho. Exemplo: Na alteração à Lei de Bases (Lei no 49/2005, de 30 de agosto) ... A bibliografia deve ser iniciada numa página nova.
A diferença é que na citação indireta, deve-se citar o último nome do autor do texto e o ano de publicação da obra e o número da página é opcional e raramente usado, as aspas ou o recuo também não são usados.
Qual matizador usar para tirar o laranja do cabelo?
Qual o primeiro país a se tornar socialista 1959?
Quem criou a primeira lei educacional?
O que é o processo de assimilação?
Qual é o aplicativo que mostra todas as respostas?
Quem precisa fazer AVS Estácio?
O que mais cai em português Enem?
Onde se localiza a nuca do ser humano?
O que posso comer para fazer o exame de sangue oculto nas fezes?
Como acabar com as veias saltadas?
O que quer dizer a palavra SAC?
Quantos litros de cimento tem um saco de 50kg?
Como estimular o hábito de leitura em jovens?
Pode-se definir pela primeira lei da termodinâmica que?
Quais as vitaminas essenciais para o cérebro?
Quem foi escrito o Evangelho de Mateus?
Quais as principais dificuldades encontradas na educação a distância?