Verificado por especialistas Para contrapor a criação da OTAN, os países do bloco socialista criaram em 1955 o Pacto de Varsóvia, que era uma aliança militar de países do Leste Europeu sob liderança da União Soviética. O objetivo era rivalizar com a OTAN, que reunia os países da Europa Ocidental e os Estados Unidos.
Em resposta a essa organização, os países socialistas criaram, em 1955, o Pacto de Varsóvia com o mesmo objetivo da OTAN, no entanto, era formado por países socialistas.
O Pacto de Varsóvia foi um acordo militar firmado entre a URSS e outros países de influência comunista em 1955. ... Como é sabido, a OTAN – que existe até hoje – também é um pacto militar e foi firmada entre Estados Unidos da América e outros países ocidentais com o objetivo de ajuda operacional militar mútua.
A designação Bloco do Leste era comumente utilizada para se referir ao Pacto de Varsóvia, aliança de cunho militar formada em 55 pelas nações socialistas do Leste da Europa e pela União Soviética.
A Otan foi um acordo militar feito pelos Estados Unidos que envolveu os países da América do Norte e da Europa Ocidental para defesa de ataques externos. A União Soviética criou o Pacto de Varsóvia, em 1955, logo após a Alemanha Ocidental aderir à Otan.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte, Otan, é uma instituição de integração e cooperação em âmbito militar. ... Quando a Otan foi criada, no ano de 1949, faziam parte desse tratado: Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Reino Unido.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) surgiu primeiro, em 1949, para lutar contra a expansão do comunismo e retaliar qualquer ataque soviético contra seus países-membros. A resposta da URSS veio em 1955 com o Pacto de Varsóvia, apoiado pelos países do bloco socialista e criado nos mesmos moldes da rival.
A otan foi uma organização criada pelos países do bloco capitalista, já o pacto de varsóvia foi uma aliança criada pelos países do bloco socialista.
Com a dissolução da ameaça representada pelo socialismo, a OTAN passou a adotar outras medidas de proteção dos interesses de seus países membros. Atualmente, a organização atua com uma ação expansionista, com vistas a atender os interesses políticos e comerciais de seus países membros.
Em resposta ao grupo capitalista, a União Soviética promoveu então a criação de um grupo dos países socialistas que se comprometiam em auxílios mútuos contra ataques capitalistas, formava-se então uma aliança militar socialista.
E no mesmo momento, alguns países da Europa Oriental que eram socialistas também começaram a abandonar o sistema. Se queremos falar de um país 100% socialista no mundo em 2014, o único é Cuba, que ficou sendo governada por anos por Fidel Castro, que passou o governo para o seu irmão Raúl Castro.
Se queremos falar de um país 100% socialista no mundo em 2014, o único é Cuba, que ficou sendo governada por anos por Fidel Castro, que passou o governo para o seu irmão Raúl Castro. Cuba sendo um país socialista enfrenta um grande desafio, o bloqueio econômico dos Estados Unidos.
O que é a teoria da panspermia cósmica?
Quem tem pressão alta pode tomar suco de noni?
Qual radiação tem maior poder de Penetracao?
Qual país paga para se viver nele?
O que significa sonhar com uma cobra preta?
O que pode causar perda de visão repentina?
Quais são os sintomas do cisto?
Quais são as principais características do estruturalismo?
Como cuidar da Rosa preservada?
Quais crimes são insuscetíveis de graça ou anistia?
O que é a teoria dos motivos determinantes?
Como tirar manchas de ferrugem do vaso sanitário?