A cornette é um tipo de cobertura feminina para a cabeça. Trata-se essecialmente de um tipo de véu (hábito) que consiste num pedaço grande e engomado de tecido branco que dobrado para cima de forma que lembre cornos (em francês: cornes) na cabeça de quem a veste.
A roupa utilizada pelas freiras é chamada de "hábito".
O cocar preto usado por freiras cistercienses significa a sua "consagração a Deus", enquanto o hábito branco era usado para distinguir as irmãs da cor preta usada pelos irmãos da ordem.
Os véus geralmente são toucados longos que cobrem completamente o cabelo da mulher e pendem em torno dos ombros e das costas, embora seu comprimento varie, dependendo do hábito do convento.
Ser uma freira em sonho, é prenúncio de uma vida tranqüila e feliz. Se você viu ou falou com uma freira, em sonho, é sinal de alerta, poderá ser traído por alguém de seu relacionamento. Ouvir o cântico das freiras é certeza de realizações pessoais.
A batina ou sotaina é uma roupa eclesiástica, própria dos clérigos (diáconos, presbíteros - padre e bispos). Tradicionalmente, possui 33 botões de alto a baixo, representando a idade de Cristo, cinco botões em cada punho, representando as cinco chagas de Cristo.
O propósito do véu O véu é um símbolo de subserviência dentro da comunidade religiosa católica. Ao usá-lo, as mulheres se distinguem dos homens devotados à religião, que não precisam cobri-la.
Quais são os requisitos para ser uma freira? Normalmente, as moças ou senhoras que escolhem ser freiras dizem ter escolhido tal rumo para as suas vidas devido a uma "vocação" para servir a Deus. Então, basicamente, são pessoas que já estão habituadas às práticas da Igreja Católica e que já vivem uma vida religiosa.
Como se tornar uma freira? O primeiro passo para tornar-se uma feira, é justamente procurar por uma Comunidade ou Instituição Religiosa mais próxima, para assim dar entrada nos processos seletivos obrigatórios. Sobre o momento de dizer o SIM! Já falamos acima que a vocação é um exercício de fé e autoconhecimento.
As freiras são mulheres consagradas a religião, assumem os compromissos da castidade, da obediência e da pobreza por meio de votos. Geralmente as freiras desenvolvem obras de caridade, de educação a crianças e jovens, entre outros tipos de apostolado, além de participação ativa em diversas áreas da sociedade.
No quinto século, várias freiras passaram a vestir preto para indicar penitência. E, foi só na idade média que a touca foi acrescentada ao vestuário, pois essa peça era muito comum na época. Algumas freiras abandonaram o hábito tradicional depois do Concílio Vaticano II, nos anos sessenta.
Qual o nome das roupas que as freiras usam? O nome das roupas que as freiras usam é chamada de hábito. As freiras se dividem em várias ordens, e algumas delas vestem uma variação dessa roupa. Os hábitos mais tradicionais consistem das mesmas peças básicas, ainda que em cores variadas.