Média do número de alelos (A) ou número efetivo (Ae) por locus é usada para caracterizar a extensão da diversidade genética em uma população.Número médio de alelos (A)A = Σalelos/NL.Número efetivo de alelos (Ae):Ae = 1 / Σxi.
Para calcular o número total de genes em um cruzamento deste tipo de herança, pode-se utilizar a fórmula: 1/2n , observando os indivíduos da F2, sendo “n” o número de indivíduos de fenótipo parental. Ex: 1/64 = 1/26 = 6 genes = 3 pares de genes.
Alguns fatores influenciam na variabilidade genética, como a mutação, o fluxo gênico, a reprodução sexuada e a deriva genética. Entre eles, a mutação é o principal fator gerador de variabilidade, permitindo o surgimento de novas combinações dentro do conjunto de genes da população.
Para calcular o número de genótipos diferentes que serão produzidos na geração resultante desse cruzamento faremos:Aa x Aa - 3 (AA, Aa, aa)ff x Ff - 2 (Ff , ff)Cc x cc - 2 (Cc, cc)Tt x Tt - 3 (TT, Tt, tt)bb x BB - 1 (Bb)
Enquanto que o fenótipo de um indivíduo pode ser observado diretamente, mesmo que seja através de instrumentos, o genótipo tem que ser inferido através da observação do fenótipo, da análise de seus pais, filhos e de outros parentes ou ainda pelo sequenciamento do genoma do indivíduo, ou seja, leitura do que está nos ...
36 curiosidades que você vai gostar
O cruzamento entre heterozigotos resulta em uma proporção fenotípica 3:1, onde 75% dos indivíduos são normais e 25% são albinos, mas a proporção genotípica é 1:2:1, pois 25% dos filhos são AA, 50% Aa e 25% aa.
Variabilidade genética é uma expressão que diz respeito à variedade de alelos (diferentes versões de um mesmo gene) que uma espécie apresenta. Essa variedade apresenta como fonte primária o mecanismo de mutação, processo responsável por originar novos alelos de maneira totalmente aleatória.
A variabilidade genética é o resultado da recombinação genética e o acumulo de mutações, em um indivíduo ou em um grupo, que ocorrem em decorrência dos processos naturais do próprio organismo ou por exposição a fatores externos, deriva genética ou novas combinações a partir da reprodução sexuada.
A variação genética entre os indivíduos pode ser resultado de mutações naturais no DNA, fluxo gênico entre populações e da reprodução sexuada. As mutações são mudanças aleatórias no DNA, o qual determina a aparência, comportamento e a fisiologia dos organismos.
Como começa a Síndrome de Guillain Barré?
Quando o perito sugere aposentadoria por invalidez?
Como se deu a obrigatoriedade da matrícula na Educação Infantil?
Como fazer uma pesquisa de ação?
Como dar entrada no CFOP 5906?
É possível mudar o fator sanguíneo?
Qual a importância de evoluir?
Como deixar a tela dividida em duas?
O que acontece se passar condicionador no couro cabeludo?
Qual é a diferença entre tangerina e mexerica?
Quanto tempo leva para minerar um bloco de bitcoin?
Quando usar água oxigenada em ferimentos?
Qual código da Obra na nota fiscal eletrônica?
Qual é o adjetivo de dia de chuva?
Quantos km tem de Recife a Porto de Galinhas?
O que causa dor abdominal aguda?