2.3. Reaterro compactado de valas: ➢ Volume = 1,6 (índice de compactação) x 13,80m³ = 22,08m³. 2.4. Aterro da projeção da edificação (caixão), considerando altura média de 0,40m e área projetiva estendida para 180,00m²: ➢ Volume = 0,40m x 180,00m² = 72,00m³.
Com base nos itens citados anteriormente, deve-se fazer o seguinte cálculo: Área x Altura + Excedente Previsto. Exemplo: Área de 200m² com altura média de aterro de 2m para construção de edificação. Logo, 200m² x 2m = 400m³ + 40% (excedente previsto devido à necessidade de compactação do solo) = 560m³.
Tabela auxiliar para cálculos
Para calcular o volume de uma fatia, e necessário calcular a média das áreas de duas seções e multiplicar pela distância entre as seções. Áreas utilizadas para este cálculo trata-se das áreas delimitadas entre o terreno natural (Levantamento Topográfico) e o platô do Projeto de terraplenagem.
Como calcular o volume do solo
Se ao escavar 1 m3 de solo ele aumenta para 1,3 m3, o empolamento é de 30%. É importante conhecer esse fenômeno para planejar os equipamentos, principalmente de transporte, e também a produtividade. Caso o volume de corte do solo seja de 100 m3, o total a ser transportado será de 130 m3, graças ao empolamento.
Uma das informações mais importantes para elaboração de um orçamento de terraplenagem é a localização do terreno. Em caso de remoção para bota-fora, a distância entre ele e o terreno é fundamental pois é baseado nele que o preço do frete para o transporte de terra é calculado.
Exemplo: Em um terreno de 5m de largura por 25m de comprimento, deve-se fazer 5xm² Se a área for "irregular", ou seja, com dimensões diferentes de frente, fundo e laterais, utilize uma média para obter a área aproximada.
Continuando o exemplo: 100 m² x 10 m = 1.000 m³. Pensar em peso para saber volume, ou vice-versa, dá certo, mas, precisa saber a densidade da terra em questão. Normalmente quem vende sabe o peso e o volume, pois, tem variações de granulação, umidade, etc. É necessário saber que 1m litros.
, CÁLCULO DO VOLUME DE TERRA A área onde será realizado o aterro Primeiramente, deve-se saber a área que será aterrada. Para calcular a área, multiplique a largura pelo comprimento do local onde será executado o aterro.
Escreva o total em um bloco de notas com um lápis e pressione o botão de limpar na calculadora. Meça a profundidade (em metros) do local que receberá a terra. Multiplique o total que você escreveu no bloco de notas pela profundidade. O número apresentado na calculadora é a quantidade necessária de terra em m³.
Como são construídos os indicadores sociais?
Onde se desenvolveu a antiga civilização grega?
Como as monarquias ibéricas se formaram?
Como ser representante de uma marca internacional?
Como se contam os graus de parentesco?
Como foi descoberto o Pré-sal?
Como surgiu a monarquia centralizada francesa?
Como faço para ser um revendedor autorizado da adidas?
Quanto custa Certificado Digital Serasa?
Como eram formadas as elites coloniais?
Como são formados os recifes de coral?
Como devo me organizar em uma pregação da Igreja Católica?
O que precisa para virar uma rockeira?
Quem ganhou bolcheviques ou mencheviques?
Como começar a vender na Magazine Luiza?