Como calcular PIS e COFINS no regime não cumulativo?

Pergunta de Eder Silva em 22-09-2022
(16 votos)


Como calcular PIS e COFINS no regime não cumulativo?

A base de cálculo da Contribuição para o PIS/Pasep e Cofins, com a incidência não-cumulativa, é o valor do faturamento mensal, assim entendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil (Lei nº 10.637, de 2002, art 1º, §§ 1º e 2º e Lei nº 10.833, ...

Quando o PIS e a COFINS são cumulativos?

Quando se fala em PIS e COFINS cumulativo, significa que a incidência dos dois tributos ocorrerá sempre que houver uma venda, mesmo que o produto já tenha sido tributado anteriormente. ... As alíquotas incidentes para os tributos são de 0,65% para o PIS e 3% para o COFINS.

O que é COFINS não cumulativo?

O regime não cumulativo do PIS e do COFINS consiste em deduzir, dos débitos apurados de cada contribuição, os respectivos créditos admitidos na legislação. A sistemática é denominada "regime de não cumulatividade do PIS e COFINS".



Quem pode optar pelo regime não cumulativo do PIS e COFINS?

As pessoas jurídicas de direito privado, e as que lhe são equiparadas pela legislação do imposto de renda, que apuram o IRPJ com base no Lucro Real estão sujeitas à incidência não cumulativa, exceto: as instituições financeiras, as cooperativas de crédito, as pessoas jurídicas que tenham por objeto a securitização de ...

Como calcular COFINS não cumulativo?

O crédito da COFINS, no regime de incidência não cumulativo, será determinado mediante a aplicação da alíquota de 7,6% sobre o valor:

  1. dos itens mencionados nos incisos I e II, adquiridos no mês;
  2. os itens mencionados nos incisos III a V e IX, incorridos no mês;

Quais operações no regime não cumulativo não geram direito ao desconto do crédito do PIS e da COFINS?

Não dará direito ao crédito o valor da aquisição de bens ou serviços não sujeitos ao pagamento da contribuição, inclusive no caso de isenção, esse último quando revendidos ou utilizados como insumo em produtos ou serviços sujeitos à alíquota 0 (zero), isentos ou não alcançados pela contribuição.



O que é o PIS e o COFINS?

A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e a contribuição para o PIS/PASEP, exigidas atualmente, são versões mais recentes de tributos que já existiam há décadas no país. São contribuições sociais no âmbito de competência da União, que têm como destino o financiamento da seguridade social.

Quais são as alíquotas do PIS e da COFINS para o regime cumulativo?

Regime cumulativo Além disso, essa é uma modalidade aplicada a empresas do regime tributário de Lucro Presumido. Respectivamente, as alíquotas de PIS e COFINS aplicadas nesse são de 0,65% e 3%.

O que é COFINS cumulativo?

Regime Cumulativo é um dos regimes tributários que podem ser aplicados para apuração e recolhimento de PIS e Cofins de empresas. Nesse regime, os impostos e contribuições pagos em uma operação não são abatidos na operação seguinte.



O que quer dizer não cumulativo?

IMPOSTO NÃO-CUMULATIVO – Diz-se do imposto/tributo que, na etapa subsequente dos processos produtivos e/ou de comercialização, não incide sobre o mesmo imposto/tributo pago/recolhido na etapa anterior. Exemplos: IPI, ICMS e PIS/COFINS Não Cumulativos.

Qual a semelhança entre PIS e COFINS?

Apesar da semelhança nos modelos, é importante destacar que o PIS e COFINS não cumulativos devem ser apurados item a item, reservando-se, portanto, aqueles que não são tributados ao invés de uma apuração total dos valores operados, como no caso dos demais impostos que foram aqui citados.

Quais são os créditos admitidos no regime não cumulativo do PIS e COFINS?

Agora vamos conhecer quais são os créditos admitidos no regime Não Cumulativo do Pis e Cofins, lembrando que as alíquotas são de 1,65% para o PIS e 7,6% para a COFINS. Aquisições de Mercadorias para revenda, exceto se as mesmas forem sujeitas a Incidência Monofásica, Alíquota Zero ou Substituição Tributárias;

Como obter exemplos de cálculos sobre o PIS e COFINS?

CRÉDITOS ADMISSÍVEIS, EXEMPLOS DE CÁLCULO E DETALHAMENTOS SOBRE OS REGIMES DE NÃO CUMULATIVIDADE DO PIS E COFINS Para obter exemplos de cálculos e outros detalhamentos, acesse os seguintes tópicos no Guia Tributário Online:

Qual a possibilidade de crédito de PIS e COFINS?

Premissa para essa apropriação de crédito é que haja pelo fornecedor pagamento de PIS e Cofins em qualquer percentual quando do fornecimento desses itens a empresa. Ponto interessante com relação a possibilidade de crédito de PIS e Cofins, no regime não cumulativo, está relacionado aos bens classificados como ativo imobilizado da empresa.



Outras questões

Como cortar fotos no computador?

Como apagar conta do instagram?

O que é história em quadrinhos resumo?

O que é debito automatico?

O que é inss?

O que significa iso 9000?

O que é invalidez relativa?

O que saber antes de ir a marrakech?

Como imprimir varias por pagina em mac?

O que é grossista?

O que e silimarina?

O que significa sonhar com muitas formigas?

Quanto tempo pedalar para emagrecer?

Quanto tempo leva a bananeira para produzir?

O que é transformismo?

Como tirar fotos do icloud e manter no iphone?

Com quantos anos uma menina para de crescer?

Como ver o saldo na vodafone?

O que é lcd do celular?

Quanto tempo dura um curso de engenharia civil?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com