A melhor forma para medir o nível de serviço logístico é utilizar um método já consolidado dentro de grandes empresas. Ou seja, o KPI – termo para Key Performance Indicator, ou em português indicador-chave de desempenho.
A análise do nível de serviço logístico deve ser feita por meio dos KPIs. Sendo assim, a empresa define parâmetros de avaliação, realiza o acompanhamento de resultados, bem como identifica os processos a serem melhorados ou modificados.
A definição de nível de serviço logístico não poderia ser mais simples: é a análise da eficiência de um fornecedor da área logística. ... Além disso, é uma forma de manter o padrão de eficiência entre os diversos fornecedores logísticos que atendem sua empresa.
O nível de serviço, de maneira geral, é a eficiência dos serviços fornecidos, além do produto em si. Por exemplo, o nível de serviço em um call center é a avaliação do número de chamadas atendidas dentro do limite do nível de serviço dividido pelo número total de chamadas.
Exemplos de elementos que proporcionam um bom desempenho no nível de serviço: a definição do prazo de entrega da mercadoria após a colocação de um pedido; procedimentos de troca e devolução; procedimentos no caso da falta de algum produto; metodologias de despacho; estabelecimento de planos de contingenciamento, que ...
Cálculo de nível de serviço: entenda o que é, por que é importante e como fazer na sua empresa
O custo logístico das empresas — soma dos gastos com transporte, estoque e armazenagem — representam 7,6% da receita líquida, segundo dados do estudo “Custos Logísticos no Brasil – 2017”, do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos).
De acordo com Christopher (2007) o propósito da logística é oferecer aos seus clientes o nível e a qualidade exigida por eles, com a redução de custos em toda a cadeia de suprimentos. Quando se desenvolve uma estratégia logística, a empresa busca uma meta, que é a excelência em seus serviços com os custos reduzidos.
Os elementos mais citados na literatura analisada são relativos à: entrega, comunicação, ciclo do pedido, flexibilidade, qualidade da entrega, atendimento do pedido, disponibilidade de estoque, atendimento de reclamações e acessibilidade.
A definição de nível de serviço logístico não poderia ser mais simples: é a análise da eficiência de um fornecedor da área logística. Por meio de indicadores de desempenho, é possível definir parâmetros de avaliação, acompanhar os resultados e identificar pontos de melhoria no serviço prestado.
As duas mais comuns são: aumentar a eficiência logística, principalmente na redução de burocracia e na otimização de rotas, ou alterar a data da entrega estimada para uma perspectiva mais realista, baseada nos últimos resultados. Desse modo, é possível oferecer maior transparência na relação com o cliente e aumentar a confiabilidade. 8.
Além de ajudar a compreender o grau de sofisticação e automatização do transportador, ele ajuda a entender até que ponto a análise de nível de serviço é confiável. Por exemplo, dificilmente é possível confiar em uma análise de nível de serviço de um transportador que tem apenas 40% das suas cargas rastreadas.
Indicadores de desempenho de logística para você acompanhar! Nos últimos anos, o departamento de transportes deixou de ser visto apenas como um gargalo econômico e se tornou uma área estratégica para as empresas.
O que acontece com um desertor na guerra?
Como limpar sofá com bicarbonato a seco?
Quais são os tipos de herbicidas?
Quantos mil sócios têm o São Paulo?
Como aliviar dor na pata do cachorro?
Qual das sanções disciplinares abaixo listadas não se consubstancia?
Qual a fórmula para calcular a intensidade do campo magnético?
Como o telefone evoluiu no decorrer do tempo e quem o inventou?
Como são as linhas convergentes?
Quem era Levi na Bíblia no Novo Testamento?
Qual o nome do prisma que tem 15 arestas?
Qual é o melhor remédio para hemorroida caseiro?
Qual o período de baixa temporada em Orlando?
Quais são as locuções conjuntivas?
Pode colocar papel alumínio na forma de bolo?